Rainha Elizabeth II visita a França

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Abril de 2004 às 01:54, por: CdB

A rainha Elizabeth II da Inglaterra inicia nesta segunda-feira uma visita oficial de três dias à França, na ocasião do centenário da Entente Cordiale, uma declaração comum de amizade entre as duas nações assinada em 8 de abril de 1904 para apaziguar as rivalidades coloniais.

A rainha chegará na tarde desta segunda-feira pelo trem Eurostar, e será acompanhada por 200 estudantes britânicos que serão recebidos por outros 200 colegas franceses.

O presidente da França, Jacques Chirac, esperará a rainha na praça da Concorde, e a escoltará em seguida pela famosa avenida dos Champs-Elysées até o Arco de Triunfo, onde Elizabeth II depositará um buquê de flores sobre o túmulo do soldado desconhecido.

Apesar de importantes medidas de segurança, os diplomatas britânicos insistiram em que a rainha possa se aproximar das pessoas, principalmente na terça-feira, quando visitará o bairro popular de Montorgueil, no coração do antigo Paris, e a nova galeria britânica do museu do Louvres.

Depois de um jantar oficial no palácio presidencial do Eliseu na segunda-feira, a rainha assistirá na terça-feira em Paris à apresentação da academia eqüestre do Quadro Negro de Saumur, e será a convidada de honra num almoço oferecido no hotel Matignon pelo primeiro-ministro francês, Jean-Piere Raffarin.

Na quarta-feira, a soberana viajará à Toulouse (sudoeste), onde visitará a usina de montagem dos aviões Airbus. A visita de Estado da rainha marca o início de um ano de eventos organizados na ocasião do centenário da Entente Cordiale.

A declaração comum foi assinada em 8 de abril de 1904 para por fim às rivalidades coloniais franco-britânicas.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo