Razões para o crescimento da popularidade do bate-papo por video Omegle

Arquivado em: Serviços, Tablet & Celulares, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 30 de março de 2021 as 13:55, por: CdB

O primeiro crescimento de popularidade do chat por vídeo anônimo Omegle aconteceu logo após seu lançamento, durante a primavera de 2009. Ao longo de vários anos, o site aumentou ativamente o número de usuários, enquanto desenvolvedores terceirizados começaram criando várias alternativas para o Omegle. Alguns deles acabaram mesmo sendo bastante interessantes e funcionais.

Algures no período de 2011-2012, o Omegle começou perdendo popularidade lentamente. Isso se deveu ao aparecimento de um grande número de competidores análogos e também ao fato de que o próprio formato da roleta de bate-papo se tornou enfadonho para os usuários. Mas então veio 2020 e a situação mudou na velocidade da luz.

Fonte: Google

A pandemia de COVID-19 e as quarantenas pelo mundo fora cumpriram seu papel. Milhões de pessoas em todo o mundo perderam a capacidade de se comunicar ao vivo e a internet veio em seu auxílio — mensageiros, redes sociais, sites de namoro e, claro, chats de vídeo cresceram. O Omegle está experimentando outro surto de popularidade e continua na frente do campeonato das roletas de bate-papo. Visite o site a qualquer momento e certamente verá que tem entre 25 a 30 mil usuários online. Antes da pandemia, seu número era entre 15 a 17 mil — metade disso.

A popularidade do Omegle no Brasil

Como você provavelmente sabe, o Omegle lhe dá a oportunidade de escolher o seu idioma para se comunicar enquanto busca por pessoas com quem falar. Isso não permite filtrar os usuários por localização geográfica, mas pelo menos ajuda parcialmente a encontrar pessoas do seu próprio país. Mas como é possível perceber quão ativa é a comunidade em cada país? Para isso, você pode usar o serviço Google Trends, que permite acompanhar a dinâmica da popularidade das consultas de pesquisa. Por exemplo, vamos usar a consulta “Omegle” e ver os resultados.

No Brasil, o aumento da popularidade dos bate-papos por vídeo tem sido bastante suave. Ele começou a ser notado em abril de 2020 e, de acordo com o Google Trends, em agosto, atingiu seu auge. No início do outono, houve uma ligeira queda e, em seguida, um novo crescimento para 97 pontos.

Alternativas ao Omegle que merecem sua atenção

Apesar da sua posição de liderança, o Omegle está longe de ser um serviço perfeito e também tem algumas desvantagens e problemas. O Omegle não tem filtros de gênero nem geográficos, não oferece salas de bate-papo, streams ou similares. Muitos usuários sentem a falta desses recursos. Além disso, o seu design está um pouco desatualizado. Por tudo isso, algumas alternativas ao Omegle, mais funcionais e modernas, estão se tornando mais populares. Vamos conferir as mais interessantes.

Flingster

Este site é na verdade mais parecido com o Dirtyroulette do que com Omegle. Este é um bate-papo de vídeo para adultos que tem algum conteúdo bastante explícito. Os usuários aqui querem falar sobre temas íntimos, flertes e até sexo. Os desenvolvedores do Flingster se concentram no anonimato e na privacidade e usam novas tecnologias de criptografia. Outro recurso interessante é a possibilidade de usar máscaras que permitem esconder o rosto do usuário durante uma conversa.

Dirtyroulette

Este é um popular bate-papo de sexo usado para ter uma comunicação sem barreiras sobre tópicos adultos. Antes de iniciar a busca por outro usuário, você pode indicar quem você é: um homem, uma mulher ou um casal. Depois, o sistema tentará selecionar as pessoas mais adequadas para você falar. É claro que nem todos os usuários do Dirtyroulette estão buscando conversas mente aberta. Muitas pessoas querem apenas falar sobre variados assuntos e encontrar pessoas que pensam de forma semelhante. Mesmo assim, você sabe qual é o objetivo geral do Dirtyroulette.

ChatRandom

Esta é uma alternativa simples mas funcional para o Omegle. Aqui você terá acesso a filtros de gênero e filtros geográficos, além de salas de bate-papo divididas por interesses. Você pode escolher a sala que deseja, como “Namoro”, “Amor”, “Role Games”, “Filmes”, “Música”, etc. Além disso, o ChatRandom tem um bate-papo separado com garotas, mas o acesso é pago.

СhatRoulette

Talvez a alternativa mais similar ao Omegle. Curiosamente, ambos os sites foram lançados quase simultaneamente – com uma diferença de apenas seis meses. O СhatRoulette é uma roleta de bate-papo clássica sem quaisquer funções adicionais especiais. Como acontece no Omegle, não há filtros de gênero ou geográficos. Além disso, durante vários anos consecutivos, o site sofreu de sérios problemas de moderação. Em 2020, os desenvolvedores melhoraram o site significativamente, prestando mais atenção a questões de segurança e moderação. Por isso, o ChatRoulette está novamente ganhando popularidade.

Bazoocam

Embora tenha um design bastante antigo, este site é bastante popular entre os usuários. A principal razão é o recurso de transmissões de vídeo, a quais vários usuários podem se conectar simultaneamente. No entanto, é preciso notar que grande parte dessas transmissões são bastante explícitas. Você pode também usar o Bazoocam como uma roleta de bate-papo normal para comunicação individual.

Ome TV

Outra alternativa válida para o Omegle, contendo um conjunto básico de filtros — por gênero e país. No resto, o Ome TV não difere muito de sua concorrência, exceto o muito útil recurso de tradução automática de mensagens de texto. Isso simplifica muito a comunicação com estrangeiros — você não precisa usar um tradutor terceirizado.

CooMeet

Finalmente, o CooMeet é provavelmente a melhor alternativa ao Omegle no Brasil para homens que desejam conhecer garotas interessantes. Primeiro, durante o cadastro, cada garota passa por uma etapa obrigatória de confirmação da sua conta. Segundo, não existem fakes, bots nem publicidades. Em terceiro lugar, a qualquer hora do dia você poderá encontrar mais de mil garotas online prontas para conversar com você. O CooMeet é uma verdadeira dádiva para quem quer flertar ou até encontrar um relacionamento romântico.

Resumindo

Os bate-papos de vídeo estão passando por uma nova temporada de aumento de popularidade, o que é totalmente justificado tendo em conta o que se passa no planeta. Talvez, quando a pandemia finalmente diminuir, o número de usuários ativos do Omegle e seus concorrentes também diminua. Mas com certeza que milhões de pessoas continuarão a usar estes sites. Eles são convenientes, fáceis de usar e ajudam a expandir infinitamente os círculos de comunicação.

Use bate-papos de vídeo, procure alternativas interessantes ao Omegle, encontre novos amigos e comunique com prazer. Você tem todas as ferramentas para isso!