Pelo menos cinco rebeldes e dois civis morreram no início desta semana em vários confrontos armados com o Exército da Indonésia na conflituosa província de Aceh, na ilha de Sumatra, informaram, nesta quarta-feira, fontes militares.
Os rebeldes morreram em diferentes confrontos ocorridos na última segunda-feira, nos quais as autoridades também apreenderam uma espingarda automática e munição, disse o tenente-coronel Asep Sapari, porta-voz militar.
O oficial acrescentou que, nesse mesmo dia, seis guerrilheiros do Movimento de Libertação de Aceh (GAM) se entregaram às forças governamentais.
Enquanto isso, os corpos sem vida de dois civis foram encontrados na localidade de Aceh do Norte, disse Sapari, que acusou os rebeldes de matar as vítimas a tiros.
O GAM, que busca a independência dessa província, lidera uma rebelião que já dura quase três décadas e que, segundo dados de organizações humanitárias, causou a morte de pelo menos 12.000 pessoas, em sua maioria civis.
O governo da Indonésia e o GAM assinaram um acordo de paz em dezembro de 2002 na Suíça, mas fracassaram na hora de aplicá-lo, por isso a presidenta indonésia, Megawati Sukarnoputri, declarou então a lei marcial na região em 19 de maio do 2003, dia no qual começou uma ofensiva militar.
Segundo cálculos do exército, restam ao GAM menos de 1.000 combatentes, depois que pelo menos 2.000 guerrilheiros morressem em diversos confrontos com as tropas governamentais nos últimos 12 meses e outros tantos se rendessem ou fossem apanhados na ofensiva militar.
Rebeldes e civis morrem em novos confrontos em Aceh
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 28 de julho de 2004 as 02:26, por: CdB