Redes sociais fazem vendas no e-commerce baterem recorde em todo o Brasil

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Publicado Sábado, 17 de Julho de 2021 às 11:08, por: CdB

Algumas outras mídias, como o Facebook e o WhatsApp, também fazem parte desse novo conceito de vendas online.

Da Redação

O comércio digital foi um dos poucos setores que conseguiu grande destaque em 2020. Algumas pesquisas recentes mostram um crescimento acima dos 70%, e um faturamento recorde de quase R$ 50 bilhões. As redes sociais foram ferramentas fundamentais para que esses valores fossem tão positivos. Essas novas mídias estão sendo amplamente usadas pelo e-commerce, conseguindo um grande impacto no alcance e também na interação com potenciais novos clientes.

Uma das pesquisas mais recentes sobre essas mudanças, como mostra o site Mercado e Consumo, foi divulgada no início deste ano. O uso das redes sociais pelo e-commerce teve um salto de 34% em comparação com 2020.

Um dos principais responsáveis, com 86% dessas vendas, foi o Instagram. A plataforma de fotos cresceu em todo o país, e hoje funciona também como uma loja virtual. Algumas marcas preferem usar o aplicativo, e deixam de lado até mesmo a construção de um site próprio.

Algumas outras mídias, como o Facebook e o WhatsApp, também fazem parte desse novo conceito de vendas online. Essas duas plataformas estão sempre desenvolvendo novas ferramentas para auxiliar quem usa a rede profissionalmente.

Isso significa investir em segurança, com softwares capazes de detectar fotos e vídeos falsos, e também em design, para que a plataforma fique mais intuitiva para o vendedor e para o cliente.

O uso das redes sociais para ampliar as vendas no e-commerce não é uma grande novidade. Isso é algo que tem sido feito nos últimos anos de forma frequente. Entretanto, é inegável que a crise enfrentada no ano passado fez com que este mercado ganhasse ainda mais espaço na vida das pessoas.

A facilidade que existe para comprar em um site também existe nas redes sociais. Ou seja, é provável que veremos esses números crescerem ainda mais no futuro.

Descontos e ofertas chamam atenção

Além da facilidade e do grande alcance, outra ferramenta muito utilizada nas vendas online é o desconto e ofertas exclusivas para os usuários virtuais.

Essas ações costumam ser fortes nas redes sociais, com códigos e cupons acessíveis apenas para quem segue a marca no Instagram, por exemplo, ou interage nos perfis da empresa em algumas das outras redes sociais mais populares do país.

Esse tipo de comportamento é, na verdade, algo comum no mundo virtual e não apenas no e-commerce. O entretenimento digital conseguiu um forte crescimento utilizando ações parecidas com essas que citamos.

Por exemplo, os sites de cassino online costumam oferecer rodadas grátis e outros tipos de bônus para os novos usuários. Assim, as plataformas podem oferecer testes grátis dos jogos de apostas virtuais disponíveis, e mostrar que é possível jogar roleta, bacará e pôquer com mais interatividade e em tempo real pela internet.

Outra área que também costuma oferecer descontos e bônus para os usuários é a de delivery. Seja pelas redes sociais ou até mesmo pelos aplicativos, é muito comum no Brasil ver cupons com ofertas de entregas grátis em pedidos de restaurantes e lanchonetes.

Essas ações de marketing digital foram essenciais para que o setor conseguisse espaço e, anos depois, se consolidasse como uma força na economia nacional.

Uso das redes sociais continua a crescer

Algo que chama atenção é o potencial para o futuro, pois as redes sociais estão ficando cada vez mais populares entre os brasileiros. Um levantamento feio pelo IBGE, e divulgado recentemente, mostrou que sete a cada dez brasileiros possuem alguma conta nas redes sociais.

Isso significa um aumento considerável, se olharmos para os anos anteriores. Ou seja, o e-commerce tem muito a ganhar com essa expansão.

Uma das projeções mais otimistas é de que, até 2023, o aumento de usuários nessas mídias aqui no Brasil vai bater os 20%. São milhões de brasileiros acessando perfis de lojas, marcas e empresas, que vão usar todos os artifícios possíveis para conquistar os clientes que estão por ali. Assim, o mercado digital vai ganhando espaço na rotina das pessoas.

O brasileiro gasta muito tempo nas redes sociais, por isso somos um dos países que lideram o ranking de usuários nessas plataformas. Porém, isso também criou novas possibilidades para o e-commerce, que está sempre se adaptando às novas tendências.

As empresas que buscam destaque no mundo online precisam de inovação para conseguir novos clientes, e isso é feito com sucesso. A expectativa é que o crescimento positivo se mantenha em 2021, e consiga até mesmo bater novos recordes.

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