O Ibope divulgou nesta sexta-feira a segunda pesquisa sobre a intenção de voto no Referendo sobre a comercialização de armas de fogo e munição que será realizado no dia 23. O eleitor deverá responder à pergunta: “O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?”. O “não” está dez pontos percentuais à frente do “sim”, com 51% das intenções de voto contra 41% do não.
Na primeira pesquisa, o Ibope calculou 49% de votos para o “não” e 45% para o “sim”. Agora foram 51% e 41%. Os votos brancos, nulos e indecisos somaram 6% na primeira pesquisa e 8% na segunda.
Entre os homens entrevistados, 58% votariam “não” e 36%, “sim”. Brancos, nulos e indecisos somam 5%. Entre as mulheres ouvidas, há empate de 45% para o “não” e 45% para o “sim”. Brancos, nulos e indecisos somam 10%.
Na região Sul, 74% dos eleitores votariam “não” e 22% escolheriam o “sim”. Brancos, nulos e indecisos somam 4%.
O Ibope também calculou o resultado entre os votos válidos, critério usado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O “não” também venceria com 55%, contra 45% do “sim”.
A margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou para menos. Foram ouvidos dois mil e dois eleitores em 143 cidades brasileiras, entre terça e quinta-feira.