Reino Unido critica Irã por deter embaixador britânico

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado domingo, 12 de janeiro de 2020 as 12:40, por: CdB

O governo do Reino Unido criticou o Irã por deter por mais de uma hora o embaixador britânico em Teerã, Rob Macaire, durante protesto contra o governo.

Por Redação, com ABr – de Londres

O governo do Reino Unido criticou o Irã por deter por mais de uma hora o embaixador britânico em Teerã, Rob Macaire, durante protesto contra o governo no sábado.

Rob Macaire foi detido por suspeita de envolvimento em manifestação
Rob Macaire foi detido por suspeita de envolvimento em manifestação

A imprensa do Reino Unido afirma que Macaire participava de uma cerimônia em memória das vítimas do acidente aéreo de quarta-feira em Teerã, com um voo comercial da Ucrânia, atingido por um míssil iraniano. O evento transformou-se em protesto contra o governo. O embaixador foi detido por suspeita de envolvimento na manifestação.

Ucrânia

O secretário de Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, afirmou, em nota, que a prisão do embaixador em Teerã, sem fundamento ou explicação, é “flagrante violação da lei internacional”.

No documento, ele também diz que “o governo iraniano está em uma encruzilhada no momento, na qual pode continuar a marchar rumo a uma situação de nação pária, com o isolamento político e econômico que esse status traz, ou dar passos para amenizar tensões e se engajar rumo a um caminho diplomático”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *