A decisão não se aplicará automaticamente aos 50 mil motoristas do aplicativo no Reino Unido, mas abre precedente para outras reivindicações
Por Redação, com Reuters – de Londres:
O Uber perdeu nesta sexta-feira um recurso que buscava reverter decisão de um tribunal britânico que determinou que seus motoristas devem receber direitos trabalhistas, como salário mínimo, em um golpe para o aplicativo de transporte no momento em que também luta para manter sua licença de operação em Londres.
A empresa disse que irá recorrer da decisão desta sexta-feira no Tribunal de Apelação do Trabalho de Londres.
A empresa norte-americana, que enfrenta obstáculos legais e regulamentares em todo o mundo em meio à oposição dos serviços tradicionais de táxi e preocupação entre alguns órgão reguladores, foi forçada a descontinuar suas operações em vários países, como Dinamarca e Hungria.
No ano passado, dois motoristas tiveram sucesso em um processo que acusava o Uber de exercer controle significativo sobre eles para fornecer um serviço de táxi sob demanda e deveria conceder-lhes direitos trabalhistas, como férias e folgas.
A empresa diz que seus motoristas gozam da flexibilidade de trabalho e são trabalhadores autônomos, conferindo-lhes apenas direitos básicos, como saúde e segurança.
A decisão não se aplicará automaticamente aos 50 mil motoristas do aplicativo no Reino Unido, mas abre precedente para outras reivindicações.
Nesta sexta-feira, o Uber confirmou que irá recorrer contra a última decisão judicial. Um porta-voz disse que a empresa tinha 14 dias para enviar sua apelação e decidir se encaminhará o caso à Suprema Corte do Reino Unido.
Facebook treinará pequenas empresas dos EUA
O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, está liderando um esforço; para fazer com que pequenas empresas dos Estados Unidos invistam mais em publicidade; com a imagem dos anúncios da rede social prejudicada; após o envolvimento da companhia em alegações sobre tentativas russas de influenciar os eleitores dos EUA.
Zuckerberg viajou nesta quinta-feira para St. Louis, Missouri, para lançar o programa. Em 2018, o Facebook vai despachar equipes para 30 cidades norte-americanas; para promover aulas gratuitas sobre seus anúncios, disse a companhia em comunicado.
O Facebook identificou cinco das 30 cidades que visará no esforço publicitário: Albuquerque, Novo México; Des Moines, Iowa; Greenville, Carolina do Sul; Houston, Texas; e St. Louis.
A rede social revelou em setembro que os russos compraram anúncios em sua plataforma em uma tentativa de dividir os norte-americanos durante a eleição presidencial de 2016. O governo russo negou ter influenciado a eleição.