A Renault anunciou, por intermédio de sua assessoria no Brasil, na tarde desta quinta-feira, que pretende investir US$ 150 milhões no Mercosul este ano, com 80% disso a ser aplicado no Brasil e o restante na Argentina. A montadora francesa mantém um complexo indústrial de três fábricas no Brasil, no Estado do Paraná, e outro na Argentina, e vem enfrentando grande ociosidade de capacidade produtiva.
Segundo a assessoria de imprensa da companhia, o complexo paranaense de São José dos Pinhais, capaz de produzir 250 mil veículos por ano, opera com apenas 35% de sua capacidade ocupada. Os recursos a serem aplicados este ano pela empresa devem elevar o nível de ocupação para 45%. A Renault lançará este ano no Brasil dois novos modelos de veículos (Novo Mégane Sedan e Mégane Gran Tur). Para o ano que vem está previsto o lançamento do popular Logan.
Os planos de investimento foram anunciados no mesmo dia em que o presidente mundial da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, informou que a companhia lançará 26 modelos entre 2007 e 2009, em um esforço para renovar sua linha de veículos. Para a região do Mercosul, de acordo com a assessoria da montadora no Brasil, estão previstos cinco novos modelos até 2009.
Na sexta-feira passada, a Fiat anunciou investimentos de R$ 2,5 bilhões no Brasil entre 2006 e 2008.