Reservas de divisas japonesas registram novo recorde

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 8 de novembro de 2004 as 06:37, por: CdB

O Ministério de Finanças do Japão informou, nesta segunda-feira, que as reservas japonesas de divisas registraram em outubro passado um novo recorde ao se situar em 837,88 bilhões de dólares, 6,89 bilhões de dólares mais que em setembro.

Trata-se do terceiro mês consecutivo no qual as reservas de moedas extrangeiras do Japão atingem recordes históricos.

Segundo um porta-voz oficial os fortes ganhos em investimentos e bônus estrangeiros, especialmente do Tesouro americano, compensaram o descenso de reservas de divisas ocasionado pela ausência de intervenções monetárias.

Devido ao fato de um iene barato frente ao dólar aumentar a renda dos exportadores japoneses, as intervenções ou compras maciças de divisas foram a principal ferramenta do Banco do Japão para apoiar a economia durante 15 meses seguidos até março passado.

As reservas de divisas consistem em títulos estrangeiros, depósitos em outras divisas, reservas do Fundo Monetário Internacional (FMI), fundos em direitos especiais de giro (SDR, por seus siglas em inglês) do FMI e ouro.

A alta de reservas de outubro aconteceu pelo sexto mês consecutivo, e situou o Japão como o primeiro país com posse de divisas no mundo por 59 meses seguidos.