Rigotto é mais um a defender aprovação integral da reforma

Arquivado em:
Publicado Terça, 15 de Julho de 2003 às 08:13, por: CdB

- A seguridade da União, estados e municípios tem, hoje, déficit crescente, e caminha para a insolvência. A situação é séria, e por isso defendemos a manutenção da proposta original de reforma da Previdência - afirmou o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto.

Rigotto falou com a imprensa momentos antes de embarcar para a capital federal, onde se reunirá com os ministros da Casa Civil, José Dirceu, e da Previdência Social, Ricardo Berzoini, mais os governadores do Amazonas, Goiás, Rio Grande do Norte e Minas Gerais para discutir as mudanças anunciadas ao texto que foi costurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos governadores de todos os estados e do Distrito Federal.

Rigotto afirmara antes, em entrevista ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, que uma proposta nunca é aprovada pelo Congresso Nacional da forma como chegou lá.

- Modificações são naturais que aconteçam; só que elas não podem comprometer aquilo que é a razão de ser da reforma. Temos que fazer mudanças consistentes, na direção da sustentabilidade do sistema previdenciário. Caso contrário, quem vai pagar essa conta serão os servidores no futuro, porque se não fizermos a reforma agora, caminharemos para a falência da previdência estatal. A questão tem que ser enfrentada já, mesmo que não tenhamos condições de garantir o equilíbrio imediato; mas que, certamente, será conquistado mais à frente.

O governador gaúcho endossa a opinião de outros governadores, de que a integralidade de salário na aposentadoria dos futuros servidores "é algo que não tem como ser mantido", como defendem o Judiciário e alguns setores do Legislativo; e diz que a manutenção, mesmo para os atuais servidores, exigiria compensações.

Por isso, os governadores querem ouvir a posição do governo federal sobre o impacto que as modificações ora em análise podem causar em relação à proposta original, da qual são co-responsáveis.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo