Rio de Janeiro abre o quarto hospital de campanha

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 11 de maio de 2020 as 14:34, por: CdB

O Hospital de Campanha do Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi inaugurado nesta segunda-feira. Vai atender pacientes graves de covid-19. É a quarta unidade de campanha instalada na cidade.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

O Hospital de Campanha do Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi inaugurado nesta segunda-feira. Vai atender pacientes graves de covid-19. É a quarta unidade de campanha instalada na cidade, em meio à pandemia do novo coronavírus, sendo a terceira da Secretaria de Estado de Saúde.

Quarto hospital de campanha para covid-19 é aberto no Rio
Quarto hospital de campanha para covid-19 é aberto no Rio

O hospital será operado pela Rede D’Or, com encaminhamento para internação feito pela regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram entregues nesta segunda-feira 80 leitos, 40 deles de unidade de tratamento intensivo (UTI). Todos os 200 leitos previstos para a unidade estarão funcionando até o próximo dia 22.

Segundo o governo estadual, serão abertos 2 mil leitos de campanha na capital, região metropolitana e interior do estado até o fim do mês.

– Nos últimos dois meses, abrimos 1.049 leitos exclusivos para o tratamento de coronavírus, sendo 526 de UTIs. Estamos fazendo de tudo para prestar assistência à população de maneira adequada – disse o secretário de Saúde, Edmar Santos.

O atendimento no Hospital de Campanha

Ainda  nesta segunda, foi ampliado o atendimento no Hospital de Campanha Lagoa-Barra, no Leblon, na Zona Sul, também gerido pela Rede D’or. Ele passa a oferecer 200 leitos. No sábado, o governo inaugurou o Hospital de Campanha do Maracanã, com 170 leitos, 50 deles de UTI. Mais 230 previstos serão entregues até o fim desta semana.

As três unidades contam com estrutura de alta complexidade, como respiradores, monitores cardíacos, tomógrafo digital, ultrassom, ecocardiógrafo e análises clínicas.

Pela rede municipal, a prefeitura inaugurou no dia 1º de maio o Hospital de Campanha do Riocentro, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, com 100 leitos. No último dia 7, o prefeito Marcelo Crivella anunciou que os equipamentos para a abertura de mais 400 leitos previstos na unidade chegaram ao Rio.