Rio altera cronograma no Centro para obras no Porto Maravilha

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 as 11:54, por: CdB
As alterações de cronograma não interferem no andamento das obras e foram decididas para que as equipes da Secretaria Municipal de Transportes
As alterações de cronograma não interferem no andamento das obras e foram decididas para que as equipes da Secretaria Municipal de Transportes

A Prefeitura do Rio informou nesta sexta-feira que o cronograma de mudanças viárias e alterações dos itinerários de linhas de ônibus para obras no Porto Maravilha serão adiados em uma semana.

As alterações de itinerários de ônibus intermunicipais assim como a transformação de parte da Avenida Rio Branco, entre Avenida Presidente Vargas e Praça Mauá, em mão única (sentido Praça Mauá) serão realizadas no dia 9 de fevereiro. Neste mesmo dia, será feita a implantação dos novos pontos finais para ônibus intermunicipais na região da Candelária, Avenida Presidente Vargas e Avenida Rio Branco, que originalmente aconteceriam neste sábado dia 1º de fevereiro.

Dessa forma, o fechamento do Mergulhão da Praça XV e a conversão da mão Avenida Rio Branco para operar em mão dupla, previstos para o fim de semana do dia 8, serão realizadas no domingo, dia 16, quando será feita também a instalação de novos terminais para ônibus municipais na Avenida General Justo.

As alterações de cronograma não interferem no andamento das obras e foram decididas para que as equipes da Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio, Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio e da Concessionária Porto Novo tenham mais tempo para implementar as mudanças de sinalização vertical, horizontal e semafórica e as indicações dos novos pontos de ônibus.

De acordo com o novo cronograma, a partir da próxima terça-feira, dia 4, começam as ações de comunicação das mudanças com distribuição de panfletos, instalação de faixas indicativas e orientação dos cidadãos nas vias, entre outras ações.

Atrasos na SuperVia

A Agetransp,  Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro – divulgou nota para informar que está investigando o atraso ocorrido, nesta sexta-feira no sistema de trens da SuperVia.

Todos os ramais tiveram sua circulação interrompida em decorrência de problemas técnicos no sistema de controle da concessionária. Após o restabelecimento do sistema operacional, a circulação nos ramais foi retomada de forma gradativa por motivo de segurança. A Agetransp acompanha o transporte de passageiros da Concessionária SuperVia.

Diversos trens, em todos os ramais da SuperVia, ficaram parados por cerca de dez minutos nas estações e causaram atrasos. Segundo a concessionária, ocorreu um problema no sistema de sinalização, por volta das 8h20m desta sexta-feira e, para garantir a segurança das viagens, algumas composições precisaram aguardar liberação de circulação. De acordo com a concessionária, o reparo já foi efetuado, e a circulação está sendo normalizada gradativamente.