Rio lança campanha Praia Urgente de mobilização para limpeza da orla

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020 as 14:40, por: CdB

O objetivo a campanha é levar consciência ambiental à população, como destacou o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Egas, que participou do evento remando em stand up paddle até as Cagarras.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) lançou, no domingo, a campanha Praia Urgente com a travessia ecológica de 50 voluntários da Praia de Ipanema ao arquipélago das Ilhas Cagarras em stad up paddle, caiaques e canoas havaianas. O secretário Bernardo Egas anunciou a Prefeitura fará ações de meio ambiente diferentes em todos os fins de semana.

Voluntários fizeram a travessia até as Ilhas Cagarras, onde particiiparam de um mutirão ecológico
Voluntários fizeram a travessia até as Ilhas Cagarras, onde particiiparam de um mutirão ecológico

O objetivo a campanha é levar consciência ambiental à população, como destacou o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Egas, que participou do evento remando em stand up paddle até as Cagarras.

– A gente não tem a pretensão de limpar a praia inteira, de chegar e resolver o problema. É uma ação educativa, de conscientização, de mobilização, para dar o exemplo, afirmou o secretário. Conscientizar sobre o uso responsável da praia, principalmente no verão, é importante porque a gente vê pessoas que deixam lixo nas praias-, afirmou o secretário.

Mutirão de limpeza

Para realizar a travessia e a limpeza da praia de Ipanema, a Secretaria de Meio Ambiente contou com a parceria dos projetos Stone House e Pegada do Bem.

Criada há três anos por iniciativa de surfistas para conscientizar a população, esta foi a terceira travessia ecológica realizada pela Stone House às Cagarras.

– As ações da Stone House, em parceira com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representam a união de pessoas para conscientizar sobre como podemos fazer a diferença no meio em que vivemos-, afirma o oceanógrafo Arthur Cumplido, um dos membros da Stone House.

A atriz Isabella Santoni, idealizadora do projeto Pegada do Bem, voltado para a mobilização de pessoas para mutirões de limpeza, que participou do lançamento da campanha em Ipanema, destacou a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente.

– Quero agradecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo apoio e parceria para a realização deste evento. Quanto mais apoio tivermos, mais a gente tem chance de conseguir mudar a consciência coletiva.  A Travessia Ecológica é uma ação diferenciada porque além de coletar o lixo, a gente deixa uma mensagem para as pessoas, para que elas mudem de atitude no dia a dia, preservando a natureza e não deixando o lixo na praia, ressaltou a atriz.

Ações o ocorrerão todos os fins de semana

O secretário Bernardo Egas anunciou que em todos os fins de semana a Prefeitura vai promover uma ação diferente, sempre envolvendo a população. Está programado um mergulho na Praia Vermelha, na Urca, para recolher lixo do fundo do mar, e limpeza da orla, desde a praia do Flamengo até o Recreio dos Bandeirantes, além da Ilha de Paquetá e Ilha do Governador. E explicou como será feito.

– A secretaria está apoiando diversas ações que lutam pela preservação das praias cariocas. A campanha conta com a parceria de organizações como a Orla Rio e projetos de preservação do atmeio ambiente, como a Route Brasil, Verdes Mares, StoneHouse e Pegada do Bem-, informou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *