Rio Capital Mundial da Arquitetura: prefeitura abre inscrições para eventos em 2020

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 13 de novembro de 2019 as 15:21, por: CdB

Produtores culturais independentes estão sendo chamados a contribuir com boas ideias de eventos para 2020 ligados à arquitetura, ao urbanismo e à discussão sobre cidades do futuro.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

Produtores culturais independentes estão sendo chamados a contribuir com boas ideias de eventos para 2020 ligados à arquitetura, ao urbanismo e à discussão sobre cidades do futuro. É um convite da prefeitura do Rio de Janeiro para a população fazer parte do calendário oficial do ano que vem, quando a cidade será a primeira Capital Mundial da Arquitetura e sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos. O Diário Oficial do Município publicou na última segunda-feira, 11 de novembro, um chamamento público abrindo espaço para quem quiser apresentar propostas de eventos culturais ligados a esses temas.

O Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, é um ícone mundial da arquitetura modernista
O Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, é um ícone mundial da arquitetura modernista

– No próximo ano, a cidade será a primeira Capital Mundial da Arquitetura e, com isso, atrairá olhares de todo o mundo e maior visibilidade para os projetos associados. Essa convocação vai contribuir para a geração de empregos e movimentar a economia criativa. Convido todos os produtores culturais a participar do chamamento do Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura – afirmou o secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder.

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Cultura inicia a capacitação de produtores culturais independentes nas zonas Norte e Oeste, nas Lonas Culturais e nas Arenas Cariocas. Serão feitas apresentações sobre o título inédito concedido pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos. Caso aprovados, os projetos receberão apoio institucional, com direito a usar as logomarcas Rio 2020 e do congresso, além de uma carta de apoio. Com ela, o produtor poderá buscar viabilizar sua iniciativa. As inscrições podem ser feitas aqui (clique e confira).

– O Rio de Janeiro será o epicentro da arquitetura no mundo no próximo ano. Queremos que todos façam parte deste momento em que será discutido o futuro dos espaços urbanos – afirma Valéria Hazan, vice-presidente do Conselho Rio 2020.

Um calendário de atividades

O objetivo é que o calendário oficial de 2020 inclua não só as instituições que tradicionalmente atuam na área, mas também os produtores culturais independentes. Será um ano inteiro de atividades cujo principal evento será o 27° Congresso Mundial de Arquitetos que deverá reunir em julho cerca de 15 mil profissionais de todo o mundo.

– O Congresso Mundial de Arquitetos é realizado a cada três anos como o maior evento da arquitetura do mundo. Nunca ocorreu no Brasil e, na América Latina, só há 42 anos, quando o país sede foi o México. Com o tema “Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21”, queremos refletir sobre desafios contemporâneos, sobretudo no que se refere à diversidade social e cultural. É um evento global, que pretende construir agendas positivas a partir de um intenso diálogo com a sociedade. E esse diálogo começa justamente com a programação complementar que já está em desenvolvimento e se estenderá por todo o ano de 2020 – destaca Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do congresso.

Saiba mais sobre o Rio Capital Mundial da Arquitetura

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.

UIA 2020 RIO

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater soluções entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. O Congresso conta ainda com eventos preparatórios e paralelos, como exposições, seminários e workshops, que acontecem por todo o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *