Rio faz operação contra uso de álcool por motoristas

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 12 de janeiro de 2018 as 13:15, por: CdB

As operações marcarão o início das ações do calendário de mobilização nacional, que tem como meta diminuir os índices de acidentes

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro:

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal participará de mais uma ação de fiscalização no trânsito, que será realizada neste sábado, dentro do Fórum Permanente das Operações Lei Seca do Brasil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Operação Lei Seca fiscaliza motoristas no Rio

Como em todo o Brasil, as blitzes no Distrito Federal ocorrerão entre 16h de sábado e 4h da manhã de domingo. As operações marcarão o início das ações do calendário de mobilização nacional, que tem como meta diminuir os índices de acidentes decorrentes da combinação álcool e direção.

A ação deste fim de semana consiste na realização de diversas blitzes da Lei Seca; com pontos de bloqueio em ruas, avenidas e em locais estratégicos de todo o país. As rodovias federais também terão operações realizadas pela PRF.

Esta é a segunda ação conjunta realizada pelos órgãos de trânsito do todo país. A primeira foi no ano passado; no encerramento da Semana Nacional de Trânsito. Na ocasião, foram abordados 19.328 motoristas; sendo que 2.549 apresentaram sinais de embriaguez. As informações são do Detran do Distrito Federal.

Operação Verão

Pelo quarto ano consecutivo, a Operação Lei Seca iniciou no dia 4 deste mês a Operação Verão no Estado do Rio de Janeiro. As blitzes diurnas de fiscalização e conscientização ocorrerão nos principais acessos às praias, áreas de lazer e cachoeiras.

No ano passado, foram abordados 17.716 motoristas durante as ações da Operação Verão. Deste total, houve mil casos de alcoolemia. Durante todo o verão também serão promovidas ações educativas para alertar a população sobre os riscos de beber e dirigir.

O coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, disse que foi observado que neste período de férias há um aumento do consumo de bebidas alcoólicas pelos motoristas durante o dia.

– O objetivo é que o cidadão perceba e se adapte à realidade de que não é possível beber e dirigir, inclusive durante o dia e não somente durante a noite – afirmou.

Acidentes

Segundo ele, o Brasil tem mais de 40 mil mortos por acidentes de trânsito por ano. “É exatamente por essa necessidade, essa urgência, que é inaceitável (beber e dirigir)”, disse o coordenador. “Temos uma legislação rígida para tentar frear esse comportamento errôneo da sociedade brasileira”.

As ações diurnas serão realizadas em toda a região metropolitana e interior do estado e vão até fevereiro. As blitzes à noite continuarão sendo feitas normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *