Rio: homem com rottweilers sem focinheira é preso

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 8 de julho de 2005 as 18:40, por: CdB

O produtor de eventos Renato Leal Filho foi preso hoje pela Polícia Civil quando passeava com dois cães da raça rottweiler que não estavam com focinheira, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Renato, 33 anos, foi preso por desrespeitar a lei sancionada esta semana pela governadora do Rio, Rosinha Matheus, que proíbe a livre circulação na cidade de cães de raças consideradas agressivas, como pitbull, doberman, rottweiler e o fila brasileiro.

A proibição, decidida pelo Estado do Rio de Janeiro após mais de seis anos de debates, acontece após inúmeros ataques de pitbulls, principalmente contra crianças.

– Eu não tinha conhecimento da lei, tenho trabalhado muito e não tenho acompanhado o noticiário – argumentou o produtor de eventos – Todos os dias, passeio com os cachorros e faço esse caminho – acrescentou.

Ele também disse que seus cães são adestrados.

Segundo a polícia, ele teria resistido à prisão e mandado os cães atacarem os policiais. Renato e os animais foram então levados à delegacia de proteção ao meio ambiente de São Cristóvão, na zona norte. Ali o produtor foi multado em R$ 8 mil e liberado em seguida. Ele terá cinco dias para pagar, mas também pode recorrer da sentença.

Os cães foram apreendidos e levados para um canil da polícia, onde ficarão a cargo de um criador. Só depois que o caso for julgado, poderão voltar para o dono.