Rio implanta classificação dos estágios operacionais da cidade

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 28 de outubro de 2014 as 12:14, por: CdB
Com o novo modelo de classificação, o COR poderá alertar com mais eficácia os órgãos competentes sobre os riscos causados pelas chuvas
Com o novo modelo de classificação, o COR poderá alertar com mais eficácia os órgãos competentes sobre os riscos causados pelas chuvas

A Prefeitura do Rio vai implantar a partir do próximo sábado, o novo modelo de classificação dos estágios operacionais da cidade, usado pelo Centro de Operações Rio (COR) para alertar os órgãos competentes e a população sobre situações de risco. A mudança faz parte do Plano Verão 2014/2015, criado para prevenir e minimizar o impacto das chuvas na próxima estação.

Serão três os níveis que definirão as condições operacional e meteorológica no município: Normalidade, Atenção e Crise. A nova classificação pretende padronizar e agilizar a comunicação sobre os reflexos dos diversos tipos de ocorrência, gerando informação e orientações à população. Atualmente, a prefeitura trabalha com quatro estágios operacionais (Vigilância, Atenção, Alerta e Alerta Máximo) que se referem somente às condições meteorológicas.

Cada estágio será relacionado a uma cor: Normalidade (verde), Atenção (amarelo) e Crise (vermelho). A classificação será feita com base nas características e nos impactos de cada ocorrência, utilizando critérios como local, dia da semana, horário, população impactada, número de vítimas, tempo estimado para resolução do problema, potencial agravamento da situação e o efetivo reflexo operacional.

Com o novo modelo de classificação, o COR poderá alertar com mais eficácia os órgãos competentes sobre os riscos causados pelas chuvas de verão, que vai de 21 de dezembro a 20 de março.