Rio de Janeiro aplica segunda dose da CoronaVac

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 3 de maio de 2021 as 10:38, por: CdB

 

Com a entrega de uma nova remessa de doses da CoronaVac ao Estado do Rio de Janeiro e os envios divulgados pelo Instituto Butantan, municípios que suspenderam o calendário de aplicação da segunda dose na semana passada retomaram nesta segunda-feira a imunização contra a covid-19.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

Com a entrega de uma nova remessa de doses da CoronaVac ao Estado do Rio de Janeiro e os envios divulgados pelo Instituto Butantan, municípios que suspenderam o calendário de aplicação da segunda dose na semana passada retomaram nesta segunda-feira a imunização contra a covid-19.

Vacinação estava suspensa desde quinta-feira por falta de imunizante

A distribuição das vacinas para os municípios foi feita no fim de semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Foram entregues 54.160 doses da CorovaVac e 595.820 da Oxford/AstraZeneca.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital anunciou, na noite de domingo, as novas datas previstas para a segunda dose da CoronaVac. A partir de hoje podem tomar a vacina os idosos com mais de 70 anos. Amanhã, será a vez de quem tem 67 anos ou mais. No próximo sábado, receberão a segunda dose pessoas com 66 anos. Na quinta-feira da semana que vem, quem tem 64 e 65 anos. Os que têm 61, 62 e 63 anos poderão completar o esquema vacinal no dia 17.

Outros grupos que tenham recebido a primeira dose da CoronaVac entre os dias 5 e 9 de abril devem comparecer aos postos de vacinação dez dias após a data marcada para a segunda dose em seus comprovantes. Os que receberam a primeira aplicação entre 10 e 17 de abril devem tomar a segunda dose no dia 17 de maio. Para quem tomou a primeira dose depois do dia 17 de abril não haverá adiamento na aplicação da segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a segunda dose da CoronaVac será aplicada somente no período da manhã.

Maricá

A prefeitura de Maricá, na região metropolitana do Rio, também retoma hoje o calendário de vacinação dos grupos prioritários. A cidade recebeu 480 doses da CoronaVac e até sábado aplicará a segunda dose apenas em quem recebeu a primeira há mais de 28 dias.

Para a imunização com a vacina da AstraZeneca, o novo cronograma começou nesta segunda-feira e vai até sábado, mantendo o escalonamento decrescente por idade e comorbidades. Estão incluídas as gestantes e puérperas, pessoas com síndrome de down, doença renal crônica e deficiência permanente.

São Gonçalo

Outro município que retomou nesta segunda-feira o calendário da segunda dose da CoronaVac é São Gonçalo, também na região metropolitana. Poderão completar a imunização com a vacina produzida pelo Instituto Butantan  aqueles que tomaram a primeira dose há mais de 21 dias.

A prefeitura reservou local e horário para essa aplicação. Será das 8h às 17h nos polos sanitários Washington Luiz, no Zé Garoto, e Hélio Cruz, em Alcântara, além dos postos de drive thru da Umpa de Nova Cidade, Clube Mauá, no centro; Centro de Tradições Nordestinas, em Neves e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Vista Alegre.

A vacinação com a primeira dose da AstraZeneca será feita hoje e amanhã para idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 54 anos, grávidas com comorbidades, profissionais de saúde a partir de 35 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente de qualquer idade.

Campos dos Goytacazes

Em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, a aplicação da segunda dose da CoronaVac será retomada nesta terça-feira, exclusivamente para os idosos que tomaram a primeira até o dia 2 de abril. Os profissionais de saúde que estão com a segunda dose pendente devem fazer um cadastro por WhatsApp no telefone (22) 99986-6796, por meio do qual será feita a convocação para receber o imunizante.

Para imunização com a AstraZeneca, o município convocou esta semana as pessoas de 59 anos para tomar a primeira dose. Mulheres devem comparecer aos postos na próxima quinta e os homens na sexta-feira.

Niterói, na região metropolitana, Arraial do Cabo, na região dos lagos, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ainda não anunciaram a retomada da aplicação da segunda dose da CoronaVac.