Em caso de sintomas suspeitos de parasitose, como gases, desconforto, dores abdominais e diarreia (entre outros), é importante procurar um médico
Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro:
Uma campanha nacional de controle de parasitoses foi lançada nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, para conscientizar a população sobre a necessidade de previnir e tratar doenças provocadas por vermes e outros parasitas. O Movimento Brasil sem Parasitose, uma iniciativa da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB), fará ações itinerantes em 11 cidades brasileiras até outubro, levando atendimento médico gratuito e informações às pessoas.
Segundo a federação, coordenadora da campanha, mais de um terço da população brasileira sofre com alguma parasitose. Entre as crianças, a prevalência é de 55% no país. Para o vice-presidente da entidade, James Marinho, os principais fatores de proliferação dos parasitas intestinais são saneamento básico precário, preparação inadequada de alimentos e falta de cuidado com a higiene pessoal.
– É fundamental ter uma boa higiene pessoal, tomar banho, andar calçado, lavar as mãos toda hora que pegar em dinheiro, ir ao banheiro ou pegar alguma coisa no chão. Quando a pessoa não tem uma água de boa qualidade, precisa ferver, adicionar hipoclorito naquela água (três gotas por litro) e esperar uma hora para poder beber. Além disso, ter cuidado com os alimentos – disse Marinho.
Marinho explica que as parasitoses podem ser assintomáticas, mas também podem provocar complicações para a saúde das pessoas e até levar à morte. Segundo ele, é preciso evitar a automedicação. Em caso de sintomas suspeitos de parasitose, como gases, desconforto, dores abdominais e diarreia (entre outros), é importante procurar um médico.
– Existe uma ideia, na cabeça da população, de que anualmente tem que se tomar antiparasitários. Mas o exame de fezes é sempre importante, porque tem remédio que serve exclusivamente para um determinado tipo de parasita, tem remédio que serve para mais de um e tem remédio para uma grande quantidade de parasitas. Mas só o médico é capaz de indicar o tratamento adequado”, disse.
No Rio de Janeiro, estão previstas duas ações. A primeira acontece nesta sext-feira até o próximo domingo, das 8 às 17h, no Parque de Madureira, na Zona Norte da cidade. A segunda, de 22 a 24 de março, na Praça Saens Peña, no mesmo horário.
Em seguida, a campanha vai para São Paulo, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza, São Luiz, Brasília e Belo Horizonte.