Rio monta esquema especial de trânsito para os jogos da Copa

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 15 de junho de 2014 as 09:02, por: CdB
Com estádio Célio de Barros, anexo ao Maracanã, fechado há mais de um ano, esportistas são forçados a improvisar. Metade dos pré-selecionados do estado para o atletismo dos Jogos de 2016 treina em SP ou fora do país
Maracanã, renovado, foi escolhido como palco da Copa do Mundo de 2014

A prefeitura do Rio montou um plano operacional para a cidade, no primeiro jogo da Copa do Mundo, após 64 anos. A partida será entre a Argentina e a Bósnia, no Estádio do Maracanã. Para facilitar o deslocamento do público, um esquema especial de trânsito e transportes foi montado para o entorno do estádio, e também em Copacabana, onde ocorre a Fifa Fan Fest. Uma das principais recomendações ao público é que dê prioridade ao transporte público, uma vez que diversas ruas estarão interditadas, a partir das 13h,  e não será possível estacionar nas proximidades dos dois eventos. Segundo o presidente da Rio Eventos Especiais da prefeitura, Leonardo Maciel, foi um grande desafio preparar a cidade para receber os jogos da Copa.

– Para montarmos esse planejamento, tivemos como base o trabalho feito na Copa das Confederações. O grande diferencial é que o público de 2013 era basicamente local e, desta vez, estamos recebendo turistas do mundo inteiro. Por isso, trabalhamos muito para minimizar possíveis transtornos no trânsito e esperamos contar com o apoio da população e dos visitantes, para que se planejem com antecedência e não deixem o deslocamento para a última hora – disse.

De acordo com o diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego, Joaquim Diniz, o público esperado para assistir ao primeiro jogo da seleção na arena do Fifa Fan Fest superou as expectativas. Por isso, algumas alterações poderão ser notadas a partir do próximo jogo da seleção brasileira, na próxima terça-feira, como a interdição da Avenida Atlântica, sentido Leme, na altura da Rua Figueiredo Magalhães. Além disso, todas as rotas receberam reforço de sinalização.

– Esperamos repetir o sucesso da organização da Copa das Confederações – disse ele, acrescentado que a prefeitura intensificou a fiscalização dos táxis nos pontos de chegada à cidade para impedir a cobrança abusiva da tarifa.

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal do Rio estarão no entorno do Estádio do Maracanã. As equipes vão atuar na proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas duas horas antes e duas horas depois das partidas no entorno do Estádio do Maracanã, no combate ao estacionamento, ao comércio irregular e à ação de flanelinhas e cambistas (com o apoio das forças policiais).

Não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas próximas ao Maracanã e a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, assim como não será permitido nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores. Os usuários que optarem por usar o metrô e o trem para ir ao Maracanã terão gratuidade na passagem a partir de quatro horas antes de cada partida, mediante apresentação do ingresso do jogo. A gratuidade não é válida para o sistema de ônibus.

Na volta para casa, a gratuidade para a saída do estádio será válida apenas nas estações do metrô de São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã até duas horas após o término da partida, e nas estações de trem de São Cristóvão e do Maracanã, também mediante a apresentação do ingresso.