O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho foi convocado a prestar depoimento nesta quinta-feira no Paraguai, após um procedimento policial no qual foram apreendidos dois passaportes.
Por Redação, com Reuters – de Assunção e Lisboa
O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho foi convocado a prestar depoimento nesta quinta-feira no Paraguai, após um procedimento policial no qual foram apreendidos dois passaportes com suposto conteúdo falsificado na suíte em que ele estava hospedado.

Denúncia
A polícia paraguaia informou em comunicado que o procedimento ocorreu depois de uma denúncia do Departamento de Identificação, que detectou que os passaportes paraguaios com os quais Ronaldinho e seu irmão entraram no país foram supostamente adulterados.
O ex-jogador da seleção brasileira chegou ao Paraguai na quarta-feira para participar de uma campanha para ajudar crianças pobres e lançar um livro de sua autoria.
O comunicado da polícia informou que, após a operação, os brasileiros estavam em livre comunicação sob custódia na suíte do hotel, localizada nos arredores de Assunção, à disposição dos agentes fiscais envolvidos na operação.
Os agentes também ordenaram a prisão do brasileiro Wilmondes Sousa Lira, de 45 anos, em conexão com o mesmo caso.
Lavagem de dinheiro no futebol
Autoridades portuguesas revistaram na quarta-feira a casa do capitão da Espanha na campanha vitoriosa da Copa do Mundo de 2010, Iker Casillas, como parte de uma investigação sobre suposta lavagem de dinheiro e fraude fiscal no futebol.
Os promotores públicos disseram que as autoridades, incluindo cerca de 200 policiais, fizeram 76 buscas em todo o país em casas, clubes de futebol e escritórios de advogados e agentes.
Em um comunicado no Twitter, Casillas afirmou que está “absolutamente tranquilo” com relação às investigações e tem “plena confiança” no sistema judiciário português.
De acordo com o comunicado, Casillas deseja que “a transparência chegue a todos e cada canto do futebol”.
Operação Fora de Jogo
A Operação Fora de Jogo investiga suposta evasão fiscal nos negócios do futebol a partir de 2015. Segundo os promotores, os envolvidos supostamente se esquivaram de pagamento de impostos.
Casillas, que liderou a Espanha nas conquistas da Euro 2008 e 2012 e da Copa do Mundo de 2010, sofreu um ataque cardíaco em maio enquanto treinava com o atual clube, o Porto, e não joga desde então. Ele voltou a treinar em novembro.
No mês passado, Casillas anunciou que vai concorrer à presidência da Federação Espanhola de Futebol quando as eleições forem convocadas, ainda neste ano.