Rosinha participa de seminário internacional sobre segurança

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 9 de dezembro de 2003 as 09:34, por: CdB

A governadora Rosinha Garotinho participa nesta terça-feira da abertura do Seminário Internacional Drogas e Sociedade. O evento, que vai até quinta-feira, também contará com a presença dos secretários de Segurança Pública, Anthony Garotinho, e de Direitos Humanos, coronel Jorge da Silva.

Já na abertura do evento, organizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), será assinado um protocolo de cooperação entre a Universidade Charles de Gaulle, da França, e o ISP.

O acordo permitirá a realização de pesquisas, estudos, formação de programas adaptados às realidades locais, intercâmbios de especialistas e a troca de informações entre as instituições sobre a área de segurança pública.
O protocolo prevê ainda estágio de policiais civis e militares, por seis meses, nas instituições francesas participantes do acordo e que foram escolhidas pelo ISP por terem a área de pesquisa mais desenvolvida do mundo.

O primeiro contato com os franceses aconteceu em julho último, quando a governadora e Garotinho conheceram o centro de polícia técnica daquele país que reúne um conjunto de laboratórios da Companhia Republicana de Segurança, a polícia científica francesa. A instituição equivale ao Batalhão de Choque do Rio de Janeiro.

Em outubro, Rosinha convidou peritos franceses para conhecerem o Instituto Félix Pacheco (IFP), o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), o Centro de Criminalística da Polícia Militar, além do grupo executivo do Programa Delegacia Legal, a 5ª DP e a Secretaria de Segurança Pública.

No mesmo período, representantes do ISP estiveram na França e visitaram todas as instituições de pesquisa da área de segurança pública e de formação de policiais.