Roteiros para você conhecer um pouco da história do Brasil

Arquivado em: Últimas Notícias, Viagens
Publicado quinta-feira, 12 de abril de 2018 as 19:27, por: João Henrique

A 179 quilômetros de Paraty fica a cidade de Itatiaia, onde fica o distrito de Penedo. Principal colônia finlandesa do Brasil.

Por João Henrique

Os hotéis em Penedo, Paraty e Petrópolis estão com promoções para o feriado de 21 de abril. Além de conhecer um pouco da história do Brasil, nestas cidades localizadas no interior do Rio de Janeiro você pode percorrer trilhas abertas nos séculos 18 e 19.

Em Petrópolis (RJ) a dica é uma visita ao casarão hoje abriga o Museu Imperial e guarda relíquias do Segundo Reinado (1840-1889), como joias, móveis e documentos. É também em um casarão construído em 1875 que está o Hotel Solar do Império. Logo na entrada, as imponentes colunas neoclássicas e os jardins surpreendem.

O chá da tarde no restaurante Imperatriz Leopoldina e o café da manhã, servido a qualquer hora do dia, são um dos destaques. A localização privilegiada coloca alguma das principais atrações da cidade a uma pequena caminhada do hotel.

Já Paraty foi fundada em 1667 e rapidamente se tornou um polo econômico. A cidade se desenvolveu no entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e ainda hoje preserva as construções que marcaram época, com ruas de pedras irregulares e casarios coloridos.

É ali no Centro Histórico que se destaca a Pousada Literária, hospedagem oficial da Flip, a maior festa literária nacional. A pousada tem um ambiente sofisticado e aconchegante, que se destaca entre os mais românticos do destino. São apenas nove suítes, 13 apartamentos e três vilas. Há ainda a possibilidade de se hospedar na Casa no Saco do Mamanguá, que fica ilhada em um braço de mar.

Cercada por uma densa mata, Paraty guarda trilhas abertas nos séculos 18 e 19 e que levam para inúmeras cachoeiras. A cidade também é ponto de partida para deliciosos passeios de barco em direção a ilhas e praias da região, como Trindade, Ilha do Araújo e Ilha dos Cocos.

A 179 quilômetros de Paraty fica a cidade de Itatiaia, onde fica o distrito de Penedo. Principal colônia finlandesa do Brasil, a pequena localidade ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local.

O clima ameno, sua generosa fauna e topografia fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento e ocupação da região. Muitos turistas que visitam a região preferem as pousadas em Penedo, de onde planejam passeios ao Parque Nacional de Itatiaia, que fica na região.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *