Rousseff apresenta novo modelo para o setor de energia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 16 de junho de 2003 as 17:05, por: CdB

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, apresentou nesta segunda-feira, no Rio, algumas diretrizes que irão nortear o novo modelo para o setor de energia, através do qual se pretende, entre outras coisas, aumentar o grau de credibilidade do setor elétrico. Segundo a ministra, as discussões com os agentes já começaram e estão adiantadas.

– Aqui só falei das diretrizes, não expliquei qual será o papel de cada agência, não discuti produtor independente, não discuti como irá funcionar a contratação. Quando se desce para a transição, tem todo um processo de convivência dos dois modelos. Como irá ficar, como esse processo se dá, tudo isso é muito importante, e ainda está sendo discutido com todos os agentes. Falei hoje apenas sobre uma diretriz geral, porque, se você vai alterar ou modificar terá que ter um planejamento – explicou.

Segundo a ministra, as mudanças prevêem a realização de licitações pela menor tarifa e o planejamento de novas fontes.

– Queremos assegurar o princípio da modicidade tarifária, de serviço público e de um modelo de planejamento que se compatibilize com o modelo de mercado – acrescentou Rousseff.

Ela veio ao Rio para o lançamento do livro “Energia para gerações”, feito pela Shell, em comemoração aos seus 90 anos. A publicação de 90 páginas traz uma coletânea de artigos assinados por 11 autores, entre eles a ministra Dilma Rousseff.