Rússia contorna sanções e usa cartões de crédito chineses

Arquivado em:
Publicado Segunda, 07 de Março de 2022 às 12:19, por: CdB

As empresas de cartões de crédito Visa e Mastercard anunciaram o término do funcionamento de seus cartões na Rússia. Cartões emitidos fora da Rússia não serão mais aceitos em território russo e os emitidos na Rússia não vão mais funcionar fora do país. A Mastercard ressaltou que não planeja demitir seus quase 200 funcionários na Rússia.

Por Redação, com agências internacionais - de Moscou
Uma série de bancos russos anunciou, nesta segunda-feira, a mudança para sistema de pagamento UnionPay após saída de Visa e Mastercard. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira, um dia após as empresas de sistemas de pagamento, com sede nos EUA, anunciarem o término das operações na Rússia.
cartoes-de-credito.jpg
O uso dos cartões de crédito e débito da Visa e Mastercard estão bloqueados para a Rússia
Na véspera, as instituições bancárias russas anunciaram planos de começar a emitir cartões utilizando a empresa de sistema de pagamentos chinesa UnionPay.

Bloqueio

No último sábado, Visa e Mastercard anunciaram o término do funcionamento de seus cartões na Rússia. Cartões emitidos fora da Rússia não serão mais aceitos em território russo e os emitidos na Rússia não vão mais funcionar fora do país. A Mastercard ressaltou que não planeja demitir seus quase 200 funcionários na Rússia e que pretende retomar as operações no país assim que "for apropriado e se for permitido por lei”. Em resposta, um dos maiores bancos da Rússia, o Sberbank, emitiu um comunicado garantindo que a proibição das empresas não afetará a operação dos cartões dos sistemas de pagamento emitidos pela instituição no país. O UnionPay é um sistema de pagamento internacional fundado em 2002, com sede em Xangai, na China e que atualmente funciona em mais de 180 países. O sistema existe no Brasil e é aceito em 70% das lojas e mercados nacionais.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo