Rússia é palco de protestos contra troca de terras com a Chechênia

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 4 de outubro de 2018 as 15:06, por: CdB

O pacto prevê uma troca de terras para acabar com as tensões territoriais que emergiram após a queda da União Soviética em 1991 e ainda persistem.

Por Redação, com Reuters – de Moscou

Milhares de pessoas foram às ruas da Inguchétia, região do sul da Rússia, nesta quinta-feira para protestar contra o que disseram ser um acordo de troca de terras injusto com a região vizinha da Chechênia.

Milhares de pessoas foram às ruas da Inguchétia, região do sul da Rússia, nesta quinta-feira para protestar

Imagens do protesto em Magas, a capital regional, publicadas nas redes sociais mostraram milhares de pessoas nos arredores do Parlamento regional, acompanhadas pelo som das forças de segurança disparando para o alto na tentativa de dispersar a multidão.

Nesta quinta-feira a legislatura endossou o novo acordo de fronteira acertado pelos líderes da Inguchétia e da Chechênia, ambas regiões de maioria muçulmana, no dia 26 de setembro.

O pacto prevê uma troca de terras para acabar com as tensões territoriais que emergiram após a queda da União Soviética em 1991 e ainda persistem.

Os manifestantes da Inguchétia disseram acreditar que o acordo equivale a uma abdicação de território e que o arranjo favoreceu a Chechênia à custa de sua própria região.

Artyom Perekhrist, um conselheiro de Yunus-Bek Yevkurov, o líder da Inguchétia, disse à Reuters que até 10 dos manifestantes aceitaram um convite para debater suas preocupações com as autoridades e que o protesto está perdendo força.

Separadamente, Yevkurov pediu calma em um comunicado, dizendo que o acordo de troca de terras é bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *