Rússia suspende embargo à carne de SC

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 16 de novembro de 2004 as 10:11, por: CdB

O Ministério da Agricultura da Rússia anunciou, nesta terça-feira, a suspensão do embargo às carnes brasileiras importadas do Estado de Santa Catarina. Mas o embargo à importação de carnes de outras áreas do Brasil ainda é mantido pelo país asiático.

O governo brasileiro foi informado da suspensão por meio de uma carta enviada à embaixada brasileira em Moscou. Na carta, o Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária do Ministério da Agricultura russo diz que o embargo a Santa Catarina está suspenso e pede o envio de um novo relatório sobre a situação da febre aftosa no país para que a sanção a outras áreas seja reavaliado.

Segundo a embaixada, a suspensão libera a venda de frango, carne suína e bovina de Santa Catarina para o mercado russo. O anúncio da suspensão, ainda que parcial, foi feito dias antes da chegada do presidente russo, Vladimir Putin, ao Brasil.

Putin visitará o Brasil de 21 a 23 de novembro. O segundo embargo às carnes brasileiras havia sido decretado em setembro, quando foi descoberto um novo foco de febre aftosa no Amazonas. O Brasil argumentava que o foco de febre aftosa no município de Careiro da Várzea não afetava áreas exportadoras. O primeiro embargo havia sido decretado em junho, após a confirmação de casos da doença no Pará. Nenhum dos dois Estados exporta carne