Rússia usará versão bilugar do caça Checkmate para atrair compradores

Arquivado em:
Publicado Sexta, 03 de Setembro de 2021 às 11:28, por: CdB

Embora seja baseado na mesma tecnologia avançada usada no primeiro caça de quinta geração da Rússia, o Su-57, ele tem um número de características únicas, incluindo um único motor a jato ao invés de dois.

Por Redação, com Sputnik - de Moscou

Nesta sexta-feira, o ministro do Comércio da Rússia, Denis Manturov, afirmou que, embora o novo caça Checkmate, da Sukhoi, seja destinado à exportação, a Rússia não dependerá de investimento estrangeiro para financiar a construção do jato.
russia.jpg
Rússia usará versão bilugar do novo caça Checkmate para atrair compradores estrangeiros
Um protótipo do caça de quinta geração foi revelado em julho, durante o Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021. Embora seja baseado na mesma tecnologia avançada usada no primeiro caça de quinta geração da Rússia, o Su-57, ele tem um número de características únicas, incluindo um único motor a jato ao invés de dois. Apenas alguns caças de quinta geração são usados em torno do mundo, incluindo o Su-57, bem como o caça chinês J-20 Weilong e os norte-americanos F-22 Raptor e F-35 Lightning II. Deles, apenas o F-35 foi vendido para outras nações, e o Checkmate é amplamente visto como um concorrente direto, especialmente por ter sido projetado para ser consideravelmente mais barato. Como possíveis compradores estão os países do Oriente Médio, África do Norte e Sudeste Asiático, afirmou à Sputnik Dmitry Shugayev, diretor do Serviço Federal para Cooperação Técnico-Militar russo.

Compradores estrangeiros

Manturov observou que os compradores estrangeiros perguntam frequentemente por versões bilugar das aeronaves, como a versão Su-30 do Su-27, então ele antecipou que a versão bilugar do Checkmate também será demandada. Entretanto, ele observou que a Força Aérea russa também contará com a nova versão. A versão bilugar da aeronave pode servir para uma variedade de propósitos, incluindo o treinamento dos pilotos ou permitindo que um segundo piloto seja o oficial de armas. Na próxima versão bilugar do Su-57 o segundo piloto será o responsável direto por um enxame de drones de combate Okhotnik, que podem acompanhar os caças furtivos durante as missões. Estima-se que a entrega dos novos caças ocorra nos próximos seis anos.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo