Ruth de Souza recebe o último adeus dos artistas, aos 98 anos

Arquivado em: Cultura, Destaque do Dia, Últimas Notícias
Publicado domingo, 28 de julho de 2019 as 14:31, por: CdB

A atriz foi homenageada, no carnaval deste ano, pela escola de samba Santa Cruz durante desfile da Série A, na Marquês de Sapucaí. O último trabalho dela na TV foi na minissérie Se eu fechar os olhos agora.

 

Por Redação – do Rio de Janeiro

 

A atriz Ruth de Souza morreu, neste domingo, aos 98 anos. Internada no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, Ruth teve uma vida inteira ligada aos palcos.

Diva da TV e dos teatros, Ruth de Souza foi uma das pioneiras na defesa dos direitos dos negros no país
Diva da TV e dos teatros, Ruth de Souza foi uma das pioneiras na defesa dos direitos dos negros no país

A atriz foi homenageada, no carnaval deste ano, pela escola de samba Santa Cruz durante desfile da Série A, na Marquês de Sapucaí. O último trabalho dela na TV foi na minissérie Se eu fechar os olhos agora, pela Rede Globo, também em 2019.

Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do Engenho de Dentro, Zona Norte da Cidade. Foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal .

Produções

A diva fez história no dia 8 de maio de 1945, ao se apresentar em O Imperador Jones, de Eugene O’Neil, numa montagem do Teatro Experimental do Negro, grupo fundado por Abdias Nascimento e Agnaldo Camargo. Ajudou, assim, a abrir caminho para o artista negro no Brasil.

Dedicada às produções nacionais, Ruth foi uma das pioneiras na TV, com trabalhos reconhecidos na TV Tupi, Record, TV Excelsior e, a partir de 1968, na Rede Globo, para atuar na novela Passo dos Ventos. Ela interpretou a mãe de santo Tuiá, uma mulher sábia cujos antepassados eram escravos, no Haiti.

Atuou, ainda, entre outros papéis, na Cabana do Pai Tomás, Pigmalião 70, Os Ossos do Barão, O Rebu, Duas Vidas e O Clone. Na novela Sinhá Moça, também na Globo, Ruth fez dupla de sucesso com Grande Otelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *