Saddam Hussein é capturado em Tikrit

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 14 de dezembro de 2003 as 10:19, por: CdB

O presidente iraquiano deposto, Saddam Hussein, foi capturado pelas tropas americanas em sua cidade natal, Tikrit, na noite de sábado.

A informação foi inicialmente confirmada pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair. O premiê disse que a prisão remove a sombra de um possível retorno de Saddam ao poder e abre caminho para que o ex-líder seja julgado por um tribunal iraquiano.

Em seguida, o chefe do Conselho de Governo Iraquiano indicado pelos Estados Unidos, Abdel-Aziz Al-Hakim, afirmou que testes de DNA confirmaram que o homem preso pelas forças americanas é Saddam Hussein.

Saddam Hussein era o homem mais procurado pelas autoridades americanas desde o início da guerra no Iraque, em março.

Desde então, mesmo após a queda do regime liderado por Saddam, diversas gravações de áudio com mensagens atribuídas ao ex-líder iraquiano têm pedido que a população do Iraque lute contra a ocupação das tropas lideradas pelos Estados Unidos.

O governo americano chegou a oferecer uma recompensa de US$ 25 milhões (cerca de R$ 73 milhões) pela captura de Saddam Hussein.

Saddam foi o alvo de intensivas operações de busca realizadas pelas tropas da coalizão que invadiu o Iraque.

Em 22 de julho, Uday e Qusay, filhos do ex-líder iraquiano, foram mortos em um ataque das forças americanas em Mosul, no norte do Iraque.