Saiba onde fica o maior circuito ciclístico intermunicipal do Brasil

Arquivado em: Arquivo CDB, Últimas Notícias, Viagens
Publicado quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018 as 14:36, por: CdB

O circuito fica no Vale Europeu, formado por 49 municípios que celebram a herança cultural dos imigrantes europeus.

Por João Henrique

O Vale Europeu, em Santa Catarina, região colonizada por alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses, é famosa por sediar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau. Mas o Vale Europeu possui dezenas de outras atrações. Turistas que visitam a região se encantam com a arquitetura típica à culinária, celebrada em grande estilo durante as Festas de Outubro; dos roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense, além das celebrações religiosas.

Em Blumenau, Pomerode, Brusque e Gaspar, a herança cultural alemã é predominante em festas, nos costumes, gastronomia e nas festas. Na região você encontra hotel e ótimos restaurantes. Já em São João Batista, Rodeio e Nova Trento é a colonização italiana que se destaca. Em quase todos os 49 municípios da região há festas que celebram a herança cultural dos imigrantes europeus. Em outubro acontecem ainda a Fenarreco (Brusque), a Festa do Imigrante (Timbó) e a Kegelfest (Rio do Sul).

A tradição no uso de bicicletas, que também foi herdada dos colonizadores europeus, deu origem ao primeiro circuito ciclístico intermunicipal do Brasil: o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu. O trajeto é longo! São 300 km de percurso por vias secundárias, que atravessam nove municípios da região. Rio dos Cedros faz parte do roteiro e chama a atenção com seus belos lagos cercados de montanhas. Outra atração imperdível é a caverna de Botuverá, a maior do Sul do país e uma das mais belas da América Latina.

Os turistas que preferem ficar hospedados em Florianópolis, onde a oferta de voos e de hospedagens é maior, podem planejar passeios para o Vale Europeu. A dica é ficar pelo menos quatro dias na região. Quem optar em ficar em Florianópolis, pode garantir uma das pousadas em bombinhas, um dos destinos mais belos de Santa Catarina, e que fica próximo da capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *