O Salão Carioca de Humor, um dos eventos mais aguardados a cada ano, chega à sua 16ª edição, com uma homenagem ao cartunista Jaguar. O tema é o próprio humor carioca e a edição homenageia ainda dois outros craques na arte de fazer rir: Lan e Millôr Fernandes que fazem 80 anos de vida.
Nesta edição, haverá também uma exposição in memoriam de Borjalo, o poeta do cartum. A abertura oficial do evento acontece, nesta terça-feira, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, às 20h, e contará com a presença do secretário de Cultura, Arnaldo Niskier, e do presidente da Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes do estado do Rio de Janeiro), Ciro Pereira da Silva, responsável pela administração da Laura Alvim.
Na abertura, haverá um pocket-show de humor com a dupla Marcius Melhem & Leandro Hassum, além da entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Nacional de Desenho de Humor, com a presença dos premiados nacionais e internacionais e alguns dos mais importantes nomes do desenho de humor brasileiro (cada um dos 12 prêmios é apadrinhado por um expoente da área). Em seguida, haverá um coquetel de lançamento do Salão Carioca.
O Salão Carioca de Humor é o maior evento de humor e de artes gráficas da América Latina. Reúne, num só espaço, os melhores artistas do traço do nosso país e nomes exponenciais de outros continentes, além de talentos humorísticos nas áreas da música, teatro, cinema, literatura e televisão. No ano passado, o Salão alcançou seu recorde de trabalhos inscritos, com mais de três mil obras, vindas de todos as regiões do país, e alguns trabalhos de países estrangeiros, sendo visto por cerca de 40 mil pessoas.
Esta é uma das tônicas do Salão Carioca: a revelação de novos talentos. Isto acontece através da realização do Concurso Nacional de Desenho de Humor nas categorias de charge, cartum, quadrinhos e caricatura. Além de contar com um nível extremamente profissional com a participação de alguns dos melhores desenhistas do país, também ajuda a revelar novos artistas.
Nomes que hoje são atuantes na imprensa nacional iniciaram carreira no Salão Carioca de Humor. Chargistas como Aroeira (O Dia); Leonardo (Extra); Cau Gomez (chargista da Bahia); Quinho (chargista mineiro) e Leo Martins (site No Mínimo e ex-Veja) são alguns exemplos. No ano passado, a metade dos premiados era de artistas novatos, que ainda não tinham recebido prêmios em concursos anteriores.
O evento, que começa no dia 2 de março e vai até o dia 1º de maio, acontece das 12h às 19h. O XVI Salão Carioca de Humor conta com o patrocínio da Petrobras e dos Correios e co-patrocínio da Varig. A Casa de Cultura Laura Alvim fica na Avenida Vieira Souto 176. A programação do evento pode ser conferida no site www.funarj.rj.gov.br.