Santander leva o financiamento de veículos a outro nível

Arquivado em:
Publicado Sexta, 11 de Janeiro de 2019 às 16:23, por: CdB

O financiamento de carros ajudou o Santander a passar pela recessão brasileira, enquanto rivais como Itaú Unibanco e Bradesco pisaram no freio e grupos internacionais como HSBC e Citigroup venderam suas operações de varejo no país.

 
Por Redação - de São Paulo
  Na BM Multimarcas, uma loja de carros usados na periferia de São Paulo, o proprietário Santel de Abreu Bernardo tem veículos que a maior parte dos grandes bancos não se atreveria a chegar perto. Lá há um Renault Clio 2003 azul, desbotado, com 195 mil quilômetros rodados. E um Volkswagen Gol Turbo tão velho que já teria idade para votar.
santander.jpg
O Santander expandiu seus negócios para o setor de veículos e ampliou o financiamento
Mas, quando ele precisa fechar um negócio, Bernardo sabe que pode procurar um lugar para o financiamento do veículo: o Santander Brasil. A unidade brasileira do banco espanhol alcançou 25% de participação no mercado de empréstimos automotivos no país, em parte por conceder crédito para clientes rejeitados por outras instituições financeiras tradicionais. Isso significa empréstimos para trabalhadores que precisam de motocicletas baratas e carros de duas décadas de idade. O financiamento de carros ajudou o banco a passar pela recessão brasileira, enquanto rivais como Itaú Unibanco e Bradesco pisaram no freio e grupos internacionais como HSBC e Citigroup venderam suas operações de varejo no país.

Bancos privados

Porém, há riscos na estratégia do Santander Brasil. — Quando um carro velho quebra, o dono prefere investir o dinheiro para consertá-lo, em vez de pagar o empréstimo. É por isso que muitos bancos não gostam de financiar carros velhos — disse Bernardo, da BM Multimarcas. Apesar disso, o Santander Brasil, terceiro maior banco privado do país, tem sido bem sucedido. O índice de inadimplência em operações vencidas há 90 dias é o menor entre os maiores bancos privados do Brasil, de 2,9% em setembro. Ainda assim, o negócio de financiamento de carros é o que mais chamado a atenção em termos de crescimento, inclusive da concorrência, apesar de despertar a preocupação de rivais sobre a qualidade do crédito.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo