Santuário de Najaf é atingido por fogo americano

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 23 de agosto de 2004 as 09:10, por: CdB

Um importante comandante dos militantes xiitas em Najaf disse que uma parede da mesquita do imã Ali foi atingida por ataques norte-americanos na noite deste domingo.  Sheikh Ahmed al-Sheibani, que também é um dos principais conselheiros do clérigo radical Moqtada al-Sadr, disse que a mesquita, local considerado sagrado para os xiitas, foi atingido durante combates.

Não foi possível uma confirmação imediata das informações por uma fonte independente. Danos sérios ao santuário enfureceriam milhões de xiitas em todo o mundo e dariam a Sadr munição política para sua rebelião contra as tropas norte-americanas.

Um avião AC-130 atacou posições supostamente ocupadas por combatentes de Sadr mais cedo neste domingo em uma aparente tentativa de abalar sua disposição. Apesar do enorme poder militar dos EUA em relação aos homens de Sadr, com tanques e apoio aéreo, qualquer dano ao santuário poderia fornecer mais combustível no sentimento antiamericano, que já é forte no Iraque, onde os xiitas representam 60% da população.