São Paulo terá feira de livros infanto-juvenis em novembro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 16 de junho de 2003 as 03:53, por: CdB

Que Harry Potter, Senhor dos Anéis, personagens de Ziraldo e Monteiro Lobato fazem o maior sucesso nas bienais do livro realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, não é novidade para ninguém.

E por ser um atrativo indiscutível, o mercado editorial vai lançar neste ano a 1ª Feira do Livro Infantil, Juvenil & Quadrinhos, que acontece entre os dias 22 e 30 de novembro no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Segundo Roberio Paulo, diretor Administrativo da RPS Eventos, que organiza o evento junto com a ANL (Associação Nacional de Livrarias), o projeto existia já há dois anos e foi impulsionado quando a Câmara Brasileira do Livro constatou, em uma pesquisa, que mais de 50% do público entrevistado lê literatura infanto-juvenil, não importa a idade.

A feira já tem dois patronos confirmados, os cartunistas Ziraldo e Maurício de Souza. Ziraldo vai comandar o Espaço ABZ do Ziraldo, com atividades para as crianças e palestras para os público. Já Maurício de Souza apaga a velinha de um bilhão de revistas em quadrinhos vendidas. Além deles, estarão presentes as escritoras Ana Maria Machado e Tatiana Belink.

A estimativa dos organizadores é movimentar cerca de R$ 10 milhões e atrair mais de 250 mil visitantes durante os nove dias. Para isso, serão dispostos mais de 30 mil títulos, grande parte deles com desconto.

– Faremos uma promoção chamada Livro do Dia, no qual alguns títulos serão vendidos com mais de 30% de desconto – diz Paulo.

A idéia de incluir os quadrinhos na Feira Infanto-Juvenil foi para ampliar ainda mais o público visitante.

– Sabemos que a maioria dos adultos de hoje começou a pegar o gosto pela leitura por meio de quadrinhos. Por isso, vamos resgatar as histórias mais populares de todos os tempos – explica Roberto.

Estarão presentes representantes oficiais da Marvel do Brasil e a feira vai apresentar as melhores fases do Homem-Aranha, Batman e X-Men. Além disso, os organizadores vão resgatar quadrinhos raros da Disney, em especial, do Zé Carioca e dos Irmãos Metralha e promover desfiles de personagens caracterizados. “Isso sem contar com a exposição de Mangás e RPG”.

A Melhoramentos trará Menino Maluquinho, e a Rocco os imbatíveis livros da série Harry Potter. Senhor dos Anéis e os últimos lançamentos do ano, como Angus – o Primeiro Guerreiro também estarão presentes. Além, é claro, do nosso Monteiro Lobato.