Secretaria de Educação atualiza protocolos sanitários para a volta às aulas

Arquivado em: Educação, Ensino Básico, Ensino Médio, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022 as 12:37, por: CdB

O texto foi formalizado em conjunto pelas secretarias de Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia. A rede estadual de ensino conta com 1.230 escolas, onde estão matriculados 678 mil estudantes. Os protocolos sanitários das unidades escolares foram atualizados da seguinte forma.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

O ano letivo na rede estadual de ensino público começou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. O retorno será 100% presencial e contará com atualizações nos protocolos visando garantir a segurança dos alunos e profissionais. As determinações constam na resolução 1.604, que foi publicada em edição extra no Diário Oficial do último dia 4.

O retorno será 100% presencial e contará com atualizações nos protocolos

O texto foi formalizado em conjunto pelas secretarias de Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia.

A rede estadual de ensino conta com 1.230 escolas, onde estão matriculados 678 mil estudantes.

Os protocolos sanitários das unidades escolares foram atualizados da seguinte forma:

Disponibilização de totens para higienizar as mãos com álcool em gel 70% em locais de circulação e na entrada de ambientes administrativos.

Limpeza dos dutos e filtros dos aparelhos de ar-condicionado.

Higienização com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 0,1% (água sanitária), dos pisos e paredes, das superfícies de toque e dos mobiliários e equipamentos das unidades escolares, diariamente.

Os bebedouros serão lacrados, sem permitir que os alunos levem a boca diretamente para beber água. Bebedouros com torneiras serão permitidos, caso os alunos estejam fazendo uso de suas próprias garrafas ou copos, de uso individual.

Todos os presentes na escola devem estar utilizando máscara de maneira correta: alunos, servidores e colaboradores. Além disso, a escola deverá manter estoque suficiente de máscaras para disponibilização a alunos, servidores em casos emergenciais.

A unidade escolar terá um espaço reservado (área de isolamento) para quem apresentar sintomas, onde o mesmo deverá permanecer até ser conduzido pelo responsável a uma unidade de saúde.

As unidades escolares deverão ter afixados os cartazes informativos. A conscientização da comunidade escolar é primordial na volta às aulas.

Uerj prepara estudantes para pesquisa de opinião

Estudantes vão participar da pesquisa de opinião da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) nos bairros de Vaz Lobo, Oswaldo Cruz, Campinho e adjacências, na Zona Norte carioca, a partir desta segunda-feira. A ideia é realizar levantamento junto à população das Regiões Administrativas de Madureira e Irajá sobre quais cursos de graduação, extensão e atividades acadêmicas devem ser oferecidos no novo campus da Uerj, que será erguido naquela região da capital fluminense.

A nova unidade surgiu com a desapropriação de imóvel na Avenida Ministro Edgard Romero, em Vaz Lobo, que foi sede da antiga Faculdade Nuno Lisboa, conforme decreto publicado em outubro de 2021 no Diário Oficial.

– É importante promover essa escuta social, para que possamos colocar em prática as principais demandas da população fluminense – afirmou o reitor da Uerj, Ricardo Lodi

Os alunos que estiveram na Uerj para um curso de capacitação na sexta-feira, receberam orientações sobre metodologia, objetivos, abordagem, logística e preenchimento do formulário, numa parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras.

Durante o trabalho, todos os 18 pesquisadores estarão devidamente identificados, com camisas e crachás. A estimativa é que sejam entrevistadas mais de 8 mil pessoas de todas as faixas etárias, por 40 dias, aproximadamente, em diferentes pontos, tais como: estações de metrô e de trem; pontos de ônibus, entrada de shoppings, praças públicas, parques, entre outros.

A Uerj é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code