O programa de Atenção à Saúde do Idoso do Ministério da Saúde ganhou um reforço. O secretário de Atenção à Saúde, José Gomes Temporão, inaugurou o serviço de Densitometria Óssea do Hospital dos Servidores do Estado, que passou a funcionar normalmente já a partir desta terça-feira.
Com a iniciativa, a unidade federal passa a ser a primeira da rede pública no estado a oferecer o serviço, que permite detectar precocemente a ocorrência de osteoporose. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia estima que a doença atinja mais de 10 milhões de brasileiros, provocando carência de cálcio nos ossos e aumentando a ocorrência de fraturas.
– O Brasil está passando por uma importante transição demográfica. 10% dos brasileiros têm mais de 60 anos. A inauguração desse serviço sinaliza o processo de recuperação e de modernização da rede federal do Rio, que se insere na política de atenção ao idoso do Ministério – disse Temporão.
A nova sala de exames tem capacidade para realizar cerca de 40 atendimentos diários e vai contar com 14 técnicos em radiologia que já passaram por concurso público. O Ministério da Saúde investiu R$ 145 mil na compra de equipamentos e adaptação das instalações. No Rio, o secretário de Atenção à Saúde participou ainda da solenidade de certificação de qualidade internacional do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into), conferida pela Joint Comission Internacional.
Segundo Temporão, o prédio que vai abrigar as instalações do INTO, na antiga sede do Jornal do Brasil, deve entrar em funcionamento até o fim de 2007. De acordo com ele, as obras de reforma estão em fase de detalhamento do projeto e começam ainda este ano.