O Senado americano, com maioria republicana, aprovou esta sexta-feira um projeto de orçamento de 2,22 trilhões de dólares para 2004, mantendo uma redução de impostos limitada a 350 bilhões de dólares, a metade da quantia pedida pelo presidente George W. Bush.
A aprovação do projeto, que obteve apenas 50 votos em 100, precisou do voto do vice-presidente Dick Cheney, na qualidade de presidente da Casa, que fechou a maioria.
O projeto aprovado prevê também déficits recordes de 385 bilhões de dólares para o próximo ano e 1,4 trilhão de dólares acumulados nos próximos 10 anos.
A Câmara dos Representantes, também sob controle republicano, já tinha aprovado um projeto similar esta manhã, por 216 votos contra 211, mas prevendo uma redução de impostos de 550 bilhões de dólares.
O presidente Bush tinha solicitado uma redução da pressão fiscal de 726 bilhões de dólares em 10 anos, dentro de seu plano para reativar a economia.
Segundo as regras parlamentares, a Câmara Baixa e o Senado devem agora conciliar seus respectivos projetos e aprovar uma versão final comum.