“Existe uma preocupação com Lula, não apenas por tudo que representa, mas também pela sua idade. Consideramos necessária a visita após a divulgação das imagens do depoimento da última semana. Precisamos verificar a real situação do ex-presidente”, destaca mensagem nas redes sociais.
Por Redação – de Brasília
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou a formação de um grupo de senadores, por meio de uma Comissão Temporária Externa formada por 12 parlamentares, para avaliar as condições físicas e psicológicas que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os parlamentares temem que Lula seja submetido no cárcere da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde é mantido como preso político, a um tratamento desumano.

“Existe uma preocupação com Lula, não apenas por tudo que representa, mas também pela sua idade. Consideramos necessária a visita após a divulgação das imagens do depoimento da última semana. Precisamos verificar a real situação do ex-presidente”, destacou o Twitter oficial de Lula.
Segundo a presidente da CDH, senadora Regina Souza (PT-PI), o requerimento do senador Paulo Rocha (PT-PA) para a criação da comissão externa foi apresentado na quarta-feira, dia em que Lula prestou depoimento à Gabriela Hard – juíza que substituiu Sérgio Moro após este aceitar o convite para ser o ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PSL) – no processo relacionado a um sítio localizado em Atibaia, SP.
O requerimento ainda será analisado em plenário e não há data definida para a realização da visita.
Ativismo
De sua cela, Lula da Silva enviou, nesta quinta-feira, uma carta ao 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico promovido pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso).
“Fico extremamente feliz que em um momento onde parte da América Latina e do mundo vive a ascensão do atraso – das mentiras, agora chamadas de Fake News, da violência política, da perseguição judicial – surge um grande encontro como esse para lembrar novamente que outro mundo é possível e necessário”, escreveu Lula.
Desde segunda-feira, o encontro em Buenos Aires reúne milhares de estudantes latino-americanos, intelectuais, lideres políticos e de movimentos sociais para discutir os rumos da esquerda no continente e dar respostas à ascensão neoliberal e da extrema-direita na região.
Leia, adiante, a íntegra da mensagem de Lula:
“Queridos companheiros reunidos no 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico,
A reflexão, o pensamentos crítico, o sonhar, propor e construir um mundo melhor, mais justo e mais humano sempre será importante e nunca será fácil.
Fico extremamente feliz que em um momento onde parte da América Latina e do mundo vive a ascensão do atraso – das mentiras, agora chamadas de Fake News, da violência política, da perseguição judicial – surge um grande encontro como esse para lembrar novamente que outro mundo é possível e necessário.
Parabéns Pablo e todos da Clacso por essa grande iniciativa. Obrigado pela solidariedade de vocês. Lamento não poder me encontrar com vocês fisicamente . Mas estamos hoje, e sempre, juntos.
Forte abraço, Luiz Inácio Lula da Silva”.