Será lançado na Espanha primeiro celular para deficientes visuais

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 22 de novembro de 2003 as 16:27, por: CdB

O primeiro telefone celular feito especialmente para pessoas cegas ou com alguma dificuldade visual começa a ser vendido na Espanha na próxima semana.

O telefone é produzido pela empresa espanhola Owasys, que espera que o aparelho comece a ser comercializado no Reino Unido dentro de três meses.

O aparelho está em exposição em uma feira especializada em produtos para cegos no Royal National Institute em Birmingham, no interior da Inglaterra.

O celular não tem visor, mas usa um sintetizador de voz para ler tudo o que normalmente apareceria na tela. O aparelho ainda anuncia os botões que estão sendo digitados; e quando recebe ligação, o aparelho também anuncia o nome ou o número de quem está ligando.

Consumidor

A empresa Owasys diz que o celular deve custar cerca de 250 libras esterlinas (aproximadamente R$ 1.250,00).

A companhia, formada por ex-funcionários da Ericsson, consultou deficientes visuais durante o desenvolvimento do produto e diz que o resultado final reflete o retorno que obtiveram dos potenciais consumidores.

Segundo o diretor de marketing e venda da Owasys, Fernando Aguirre, a empresa está esperando vender cerca de 20 mil aparelhos na Espanha e o dobro no Reino Unido.

– Em conversas com organizações de deficientes visuais na Espanha e no Reino Unido, ficou claro que havia a necessidade por um produto como esse- disse ele.

Steve Tyler, especialista em tecnologia de uma organização britânica, disse que esse aparelho pode agradar qualquer pessoa que deseja ter “um equipamento que seja fácil de usar”.

-Que celular você compraria para a sua avó, por exemplo, que não está interessada em telas e menus coloridos e que está acostumada a aparelhos de telefone comuns?- pergunta ele.

Segundo a Owasys, este é o primeiro de muitos outros aparelhos que serão produzidos para consumidores específicos, mas não deu mais detalhes sobre o assunto.