Seul pede mais conversas informais com Coreia do Norte

Arquivado em: América do Norte, Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 28 de maio de 2018 as 13:32, por: CdB

Moon e Kim Jong Un realizaram uma reunião de surpresa no sábado no vilarejo fronteiriço de Panmunjom, durante a qual concordaram que a cúpula Coreia do Norte-EUA precisa acontecer

Por Redação, com Reuters – de Seul:

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse nesta segunda-feira que poderia haver mais conversas improvisadas com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, enquanto autoridades dos Estados Unidos preparam um encontro histórico entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e Kim.

Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante coletiva de imprensa em Seul

Moon e Kim

Moon e Kim Jong Un realizaram uma reunião de surpresa no sábado no vilarejo fronteiriço de Panmunjom; durante a qual concordaram que a cúpula Coreia do Norte-EUA precisa acontecer.

– O mais importante de tudo em relação à cúpula intercoreana mais recente foi que os líderes entraram em contato facilmente; marcaram uma reunião facilmente e se encontraram para debater questões urgentes facilmente; sem procedimentos e formalidades complicadas, como um encontro casual – disse Moon em uma reunião com secretários de alto escalão de seu governo.

Trump

Na semana passada Trump anunciou que havia desistido de uma reunião com Kim planejada para o dia 12 de junho em Cingapura; mas depois anunciou que havia reconsiderado e; que autoridades norte-americanas e norte-coreanas estão acertando os detalhes para o encontro.

No domingo, o Departamento de Estado dos EUA disse que autoridades dos dois países em questão se reuniram em Panmunjom; vilarejo localizado na Zona Desmilitarizada ao longo da fronteira intensamente armada entre as duas Coreias.

Uma equipe avançada de autoridades dos EUA também está viajando a Cingapura; para se encontrar com norte-coreanos no local; informou a Casa Branca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *