A russa Maria Sharapova avançou pelo segundo ano consecutivo às semifinais do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, ao vencer nesta terça-feira sua compatriota Nadia Petrova, por 7/6 (8/6) e 6/4, em duas horas e um minuto de jogo.
A ex-campeã de Wimbledon perdeu no ano passado na penúltima rodada para a norte-americana Serena Williams e, desta vez, jogará contra a belga Justine Henin-Hardenne, oitava favorita, que eliminou a número um do mundo, a norte-americana Lindsay Davenport por 6/2, 2/6 e 6/3.
Sharapova passou por momentos delicados no jogo. Depois de vencer o primeiro set no tie-break, a russa teve de sair de um 0/40 no décimo game para confirmar o seu saque e vencer a partida.
Essa foi a quarta vitória de Sharapova sobre Petrova em um torneio da WTA. No entanto, a sexta cabeça-de-chave havia vencido a musa no último encontro, em Los Angeles, no ano passado, ao fazer 6/1 e 6/2.
Petrova, semifinalista em Roland Garros no ano passado, cometeu um total de 49 erros não forçados, além de ter feito 12 duplas faltas, quatro a mais que a musa.
Na outra semifinal, Henin-Hardenne conseguiu uma incrível reação após ter sido arrasada por Davenport no primeiro set. A partir do segundo, a belga começou a dominar a partida e conseguiu a vitória no terceiro set depois de abrir vantagem no sexto game.
Sharapova e Henin se enfrentaram três vezes no circuito, sendo que a belga venceu os últimos dois confrontos. Em Roland Garros, onde foi campeã, a algoz de Davenport, superou a russa por 6/4 e 6/2 pelas quartas-de-final.