Shoppings e supermercados colocam estacionamentos à disposição do Rio para a imunização

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 18 de janeiro de 2021 as 15:13, por: CdB

A população do Estado do Rio de Janeiro terá à disposição estacionamentos de shoppings e de supermercados para serem usados como pontos de vacinação. É o que garante o acordo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e as associações.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

A população do Estado do Rio de Janeiro terá à disposição estacionamentos de shoppings e de supermercados para serem usados como pontos de vacinação. É o que garante o acordo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e as associações de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), na manhã desta segunda-feira. O secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, representou o governador em exercício Cláudio Castro durante o evento.

Covid-19: shoppings e supermercados colocam estacionamentos à disposição do Estado para a imunização

– Iniciamos a nossa ofensiva contra a covid-19. O Rio de Janeiro está preparado para a campanha de vacinação, que começa hoje. O Estado tem pronta uma grande logística de distribuição das vacinas para todos os municípios. O esquema foi colocado em prática no sábado, com a distribuição de 5,5 milhões de seringas. Estamos garantindo um início de vacinação de forma igualitária a todos os cidadãos prioritários desta primeira fase – ressaltou Miccione.

O secretário tranquilizou a população em relação à produção e à quantidade das vacinas que serão disponibilizadas.

– Lembremos que, além do Instituto Butantan, a Fiocruz, que fica no Rio de Janeiro e é um dos mais respeitados centros de produção de vacinas do mundo, também vai produzir. Não vai faltar vacina. Milhões de doses serão disponibilizadas, e o Governo do Rio, em parceria com os municípios, está preparado para levar imunização para cada cidadão – afirmou o secretário.

Estacionamentos

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) vai colocar à disposição do governo 180 estacionamentos em todo o Estado para que possam ser usados como pontos de vacinação. Na capital, serão 110 locais.

– Supermercados fazem parte da vida de todo cidadão, e nós estamos disponibilizando esses espaços com o intuito de agilizar o processo de vacinação. Nós esperamos que, com isso, os postos de saúde fiquem desafogados. A Secretaria de Saúde vai avaliar e definir os pontos que serão utilizados – disse o presidente da Asserj, Fábio Queiróz.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) também se colocou à disposição para ceder pontos de apoio para a vacinação.

– Poderemos ter vacinação nos estacionamentos dos shoppings no esquema drive-thru e podem ser usadas também algumas lojas dentro dos shoppings, caso necessário. Esses espaços investiram nas regras de combate à Covid-19 desde o início da pandemia e, agora, neste momento de vacinação, não será diferente. Vamos fazer tudo para que não aconteçam aglomerações – explicou Vander Giordano, conselheiro da Abrasce.

Também participaram da assinatura do acordo de cooperação o secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, André Lazaroni, e a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Melo.