Sobe número de mortos por erupção de vulcão na Guatemala

Arquivado em: Mundo, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 5 de junho de 2018 as 11:00, por: CdB

A Conred disse na noite de segunda-feira, após o anúncio da suspensão dos trabalhos de resgate que as mesmas serão retomadas na manhã desta terça

Por Redação, com EFE – de Cidade da Guatemala:

As autoridades de defesa civil da Guatemala elevaram para 65 o total de mortos pela erupção do Vulcão de Fogo, situado a 50 quilômetros da capital guatemalteca.

As autoridades de defesa civil da Guatemala elevaram para 65 o total de mortos pela erupção do Vulcão de Fogo

O porta-voz da Coordenadoria Nacional para Redução de Desastres, David de León, também disse que se mantém o dado de 46 pessoas feridas; mas que a quantidade de desabrigados aumentou para 1.877; nos diferentes centros situados nos departamentos mais afetados: Sacatepéquez, Escuintla e Chimaltenango.

Esses três departamentos foram declarados em estado de calamidade pelo Congresso; o que permitirá ao governo realizar trabalhos de resgate e recuperação das regiões afetadas.

De León acrescentou que foram evacuados 3.271 moradores das proximidades do vulcão que neste domingo detonou sua cratera; lançando um fluxo piroclástico – areia, cinzas e fumaça com lava – por mais de 1.500 metros.

O porta-voz também detalhou que os afetados pela erupção e as cinzas; que abrangeram mais de 260 quilômetros de seu entorno, somam mais de 1,7 milhão de pessoas.

Resgate

A Conred disse na noite de segunda-feira, após o anúncio da suspensão dos trabalhos de resgate; que as mesmas serão retomadas na manhã desta terça.

Além disso, a agência disse que 66 incidentes foram registrados; por conta da queda de cinza em áreas afetadas até o dia desta terça-feira e acrescentou; que o corpo da última pessoa recuperada corresponde ao do delegado da instituição, Juan Fernando Galindo, quem faleceu no domingo com a primeira explosão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *