Sobe número de mortos por terremoto em Taiwan

Arquivado em: Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018 as 11:29, por: CdB

O prefeito de Hualien, Fu Kun-chi, disse que a quantidade de pessoas desaparecidas é próxima de 60, mas um número exato não foi divulgado

Por Redação, com Reuters  e EFE- de Hualien/Jacarta:

Equipes de resgate vasculharam nesta quarta-feira os destroços de prédios que desmoronaram devido a um terremoto em Taiwan em busca de cerca de 60 pessoas desaparecidas, depois do forte tremor que deixou pelo menos cinco mortos perto da popular cidade turística de Hualien, durante a noite.

Funcionários de resgate trabalham perto de prédio abalado por terremoto em Hualien, em Taiwan

O tremor de magnitude 6,4, que atingiu a cidade pouco antes de meia-noite (14h no horário de Brasília) de terça-feira; também deixou 243 pessoas feridas e provocou o desmoronamento de quatro prédios; segundo autoridades.

Pessoas desaparecidas

O prefeito de Hualien, Fu Kun-chi, disse que a quantidade de pessoas desaparecidas é próxima de 60; mas um número exato não foi divulgado. Inicialmente, estimava-se que até 150 pessoas poderia estar desaparecidas.

Acredita-se que muitos dos desaparecidos ainda estão presos dentro de prédios; alguns dos quais ficaram perigosamente inclinados; depois que o tremor atingiu área cerca de 22 km ao nordeste de Hualien, na costa leste do Taiwan.

Milhares de desalojados na Indonésia

Pelo menos três pessoas morreram, duas permanecem desaparecidas e milhares de pessoas foram desalojadas na Indonésia devido a deslizamentos de terra; e inundações causados por chuvas torrenciais que afetam a região de Jacarta, informaram na terça-feira fontes oficiais.  A infiormação é da Agência EFE.

Os serviços de resgate encontraram esta manhã os corpos de três das cinco pessoas soterradas por um deslizamento de terra em Warung Menteng; no distrito de Bogor, cerca de 55 quilômetros ao sul da capital.

Uma das vítimas mortais era um bebê de um ano e meio; enquanto que os dois desaparecidos são duas crianças de 8 e 10 anos, detalhou o diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Nugroho, em um comunicado.

A enchente do Rio Ciliwung, que atravessa Bogor e desemboca em Jacarta; provocou a evacuação de 6.532 pessoas na capital depois que as autoridades tiveram; que descarregar uma reserva de água rio acima devido às chuvas torrenciais.

Imagens de emissoras de televisão locais mostraram pessoas presas no segundo andar das suas casas em Jacarta e vários destroços causados pela água do rio.

A agência de meteorologia indonésia qualificou de “extremas” as precipitações; que caem desde domingo e que provocaram inundações de até 2 metros nos pontos mais afetados.

Cerca de 40% de Jacarta se encontra abaixo do nível do mar, razão pela qual é propensa a inundações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *