Um soldado do exército do Sri Lanka morreu e outro ficou ferido após serem baleados por guerrilheiros tâmeis no distrito nortista de Jaffna, no extremo norte da ilha, informou a página de internet dos rebeldes, Tamilnet.
Segundo a Tamilnet, o fato aconteceu na tarde de ontem, dia do terceiro aniversário do início do cessar-fogo entre as forças governamentais e a guerrilha, quando os militares ceilaneses se introduziram na faixa desmilitarizada de 600 metros que separa suas posições das dos rebeldes.
Quando os dois soldados estavam a cerca de 150 metros dos guerrilheiros, “as milícias dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) que estavam na primeira linha de defesa abriram fogo contra eles ao ver que se preparavam para atirar”, explica a Tamilnet.
Previamente, o porta-voz do Ministério da Defesa, Daya Ratnayake, assinalara que o incidente aconteceu em Killali no distrito de Jaffna, na área da zona desmilitarizada que separa o território sob controle dos guerrilheiros do controlado pelas tropas governamentais.
O LTTE entregou o corpo do soldado a oficiais do exército na noite passada por meio da Missão escandinava de Supervisão da Trégua em Sri Lanka, que iniciou uma investigação sobre o fato.
A guerrilha dos Tigres Tâmeis, que iniciou em 1983 sua insurreição para conseguir um estado próprio ou uma ampla autonomia dentro do Sri Lanka, controla várias regiões do norte e do leste da ilha onde sua etnia é majoritária.
Depois que mais de 65.000 pessoas morreram em duas décadas de guerra civil, em 23 de fevereiro de 2002 entrou um vigor um cessar-fogo entre o governo e a guerrilha, enquanto era iniciado um processo de paz com a mediação da Noruega.
Embora o processo de paz esteja suspenso desde abril de 2003, a trégua se mantém, apesar de nestes três anos terem acontecido alguns incidentes sangrentos e ambas as partes tenham ameaçado rompê-lo.
Desde a segunda-feira passada e até o final de mês, o enviado especial da Noruega para a paz em Sri Lanka, Eric Solheim, deve permanecer neste país para tentar de novo levar o governo e os rebeldes à mesa de negociações.
Soldado morre e outro é ferido por guerrilheiros no Sri Lanka
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005 as 05:48, por: CdB