Reconhecidamente, o SporTV saiu bem fortalecido da Copa do Mundo, em nada representando no seu resultado, como um todo, o decepcionante desempenho da seleção brasileira. Foi, com toda a certeza, a emissora que mais investiu e o retorno alcançado, comprovadamente, compensou com sobras o esforço realizado.
De todas as TVs que se envolveram nesta cobertura, e ainda que se incluindo na mesma conta os canais abertos, acabou sendo aquela que mais se aplicou em entregar ao seu assinante ou telespectador um trabalho da melhor qualidade.
Entende-se como inexplicável, no entanto, a ausência do narrador Milton Leite na transmissão dos jogos finais, no momento em que se apontou que com ele os resultados de audiência sempre foram muito maiores. Globo e Band, melhor do que ninguém – porque sentiram na pele, podem falar sobre isso.
A existência de uma escala combinada de véspera, não poderia, como numa competição qualquer, impedir uma modificação no seu desenrolar. A viagem a Áustria, para uma entrevista com Franz Beckenbauer, mesmo respeitando-se a importância do Kaiser, soou como “prêmio de consolação”. Qualquer outro repórter poderia se encarregar disso com a mesma desenvoltura.
Ainda sobre a Copa
Um dos destaques do SporTV, na sua excelente cobertura, sem dúvida foi o trabalho do repórter Rodrigo Viana.
Experiente, nunca se assustou com o ao vivo e, de quebra, ainda fez uma exclusiva com Pelé. Na oportunidade, o Rei revelou que um companheiro de Santos, na sua época, tinha mania de sair com a Roberta Close.
Linha dobrada
A boa repercussão do “Linha de Passe” diário, durante a realização da Copa do Mundo, levou a direção da ESPN Brasil a colocar em prática uma ideia antiga, que é a exibição do programa também nas noites das sextas-feiras, além das segundas.
E com revezamento na equipe de participantes.
Chamadão
Terminada a Copa do Mundo, ainda na noite de domingo, a Bandeirantes colocou no ar uma chamada com as suas novidades para os próximos meses.
Em destaque, as figuras de Ana Paula Padrão e Luiz Bacci.
Passo à frente
A Rede TV! desenvolveu um software para transmissões externas, que dispensa a utilização de uplink e de outros equipamentos necessários para estabelecer conexão com os seus estúdios.
Esse software, 4G, é instalado diretamente na câmera, que transmite o sinal por celular até um outro software da mesa do switcher. Esses equipamentos já estão, há 10 dias, em testes nos diversos programas da casa e serão utilizados mais intensamente pelo departamento de jornalismo. Amilcare Dallevo é um dos mais entusiasmados com a novidade.
Gaveta
O SBT ainda não tem data para a estreia do “Sob pressão”, o seu reality com chefs de cozinha. É uma versão do “Hell´s Kitchen”
Está tudo nas mãos do departamento comercial. Só entrará em produção depois de vendido.
Rabo de arraia
Fabíola Gadelha está em treinamento intensivo na Record, para servir como substituta do Marcelo Rezende nas suas férias e folgas.
O próprio Marcelo, em algumas ocasiões, se investe das funções de professor.
Protesto
A volta da novela “Pecado Capital” no Viva está sendo alvo de um autêntico bombardeio por parte dos seus assinantes.
São mais de 34 páginas no site da emissora, protestando contra a sua exibição.
As críticas, em sua maioria, são direcionadas ao conteúdo da versão produzida em 1998, com adaptação de Glória Perez e que reuniu no elenco, dentre outros, Carolina Ferraz, Francisco Cuoco e Eduardo Moscovis.
Tema de abertura
Agora é oficial: a direção da Globo definiu o tema de abertura de “Império”, novela de Aguinaldo Silva que estreia dia 21, no lugar de “Em Família”.
A música escolhida é “Lucy In The Sky With Diamonds”, de The Beatles.
As negociações para viabilizar a veiculação desse sucesso vinham acontecendo há algum tempo e foram concluídas ontem.
Definido
Carlos Nascimento será o mediador dos principais debates no SBT.
O nome dele já foi apresentado nas diversas reuniões com os partidos.
Desligado
Com o fim do “Band na Copa”, o ator e comediante Robson Nunes deixou a emissora. Não havia outro projeto previsto para ele no momento, daí o desligamento.
Robson, porém, continua gravando normalmente sua participação na série “Lili, a Ex”, que estreia em setembro no GNT.
Entrevista
“Eu fiquei com medo [das ameaças], mas nunca pensei em desistir por causa disso”. A declaração é de Isadora Faber, em entrevista a Antonio Abujamra, hoje à noite, no “Provocações”, da TV Cultura.
“Eu fiquei com medo [das ameaças], mas nunca pensei em desistir por causa disso”. A declaração é de Isadora Faber, em entrevista a Antonio Abujamra, hoje à noite, no “Provocações”, da TV Cultura.
A jovem chamou a atenção da imprensa nacional e internacional ao criar uma página no Facebook que denunciava os problemas de ensino e infraestrutura da escola pública onde estudava, em Santa Catarina.
Distância regulamentar – 1
Apesar de a nossa política andar sempre de mãos dadas com o futebol, no sentido bom e ruim da palavra, o mundo da bola vai passar longe da minissérie “Plano Alto”, novo trabalho de Marcílio Moraes para a Record.
Uma distância que inclui o fiasco da seleção na Copa do Mundo realizada no Brasil.
Distância regulamentar – 2
“Plano Alto” é uma produção política e atual, mas com foco nas manifestações de ontem e de hoje, que dão origem a criação de uma CPI.
Mesmo com a sua exibição prevista para os próximos meses, ela foi escrita bem antes do campeonato mundial.
Bate – Rebate
· Beetto Saad integrou a comitiva de convidados do Johnny e Ricardo Saad na final do Maracanã…
· … A volta do “Encontro de Craques” no BandSports, segundo se comenta, é só uma questão de tempo.
· Fazer televisão aos domingos não é uma tarefa das mais fáceis…
· … A cobrança por melhores resultados de audiência é sempre muito grande, em especial, nas principais emissoras…
· … E na Bandeirantes essa pressão não seria diferente….
· … O “Pânico”, por exemplo, passa por uma turbulência e seus produtores não escondem isso…
· … Mas, agora, com o fim da Copa, espera-se virar esse jogo. Só que por enquanto, tá tenso.
· Nesta quarta-feira, às 22h30, o Fox Life apresenta o último “Ser Mulher”, comandado por Ticiane e Helô Pinheiro. Último mesmo. Não tem volta…
· … No total foram quatro temporadas do programa…
· … Ticiane e Helô poderão ser aproveitadas futuramente em outros projetos.
· Carlos Towsend faleceu, no Rio, vítima de câncer. Foi um dos renovadores da rádio FM no Brasil.
C’est fini
Sem os direitos de transmissão do Mundial, o canal Esporte Interativo apostou na “Copa no Videogame”, com a participação dos seus contratados.
O último programa, exibido sábado, que mostrou o confronto entre o narrador Luís Felipe Freitas e o comentarista Anderson Moura, teve um alcance de um milhão de pessoas.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Colaboração José Carlos Nery