Streaming: Brasil não está à altura dos vizinhos mais próximos

Arquivado em: Coluna da TV, Cultura, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 29 de novembro de 2021 as 09:00, por: CdB

 

O Brasil, no entanto, ficou para trás e não se preparou para isso, daí as dificuldades encontradas para atender a demanda de conteúdo desses players. E, de todos, como outro agravante, somos os únicos que realizamos em português, salvo o caso de raras parcerias.

Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro

Colaboração – José Carlos Nery

A partir do instante em que a Band tomou a Vera Cruz para ela, vale refletir um pouco sobre o futuro da produção visual, tanto na parte que nos toca, assim como na dos nossos vizinhos ao lado.

Eduardo Moscovis, Tainá Müller e Camila Morgado, da série “Bom Dia, Verônica”(Netflix)

No México, Argentina e Colômbia foram construídos estúdios, preparando o mercado de streaming para produções em espanhol. Deles próprios ou de outros interessados.

O Brasil, no entanto, ficou para trás e não se preparou para isso, daí as dificuldades encontradas para atender a demanda de conteúdo desses players. E, de todos, como outro agravante, somos os únicos que realizamos em português, salvo o caso de raras parcerias.

Essa demanda promete crescer ainda mais nos próximos tempos, especialmente se vier a ser aprovada a entrada de capital estrangeiro na TV aberta. E hoje não temos estúdios com mais de 1.000 metros, em número suficiente, para atender o que as grandes produções requisitam.

A Band, alugando um com mais de 60 anos, prova que estamos completamente atrasados, deficitários, nesse negócio.

TV Tudo

Presta atenção

Sobre as produções nacionais para streaming, nada pode ser revelado antes da estratégia montada. É o processo de confidencialidade.

Só que tem mais: no caso da Netflix, as produtoras brasileiras não podem usar o seu selo em nenhum documento sem prévia autorização.

E tem mais

As produtoras contratadas para realizar qualquer trabalho são obrigadas a atender exigências ainda mais drásticas.

Na montagem de elenco, por exemplo, não pode ser revelado ao artista que o produto é para a Netflix.

Será?

Carlos Alberto de Nóbrega, Marcelo de Nóbrega e a filha dele, atriz e também roteirista, Dalila de Nóbrega estão anunciando a gravação do piloto de um novo programa de humor.

Testes no dia 22 de dezembro.

Ano de eleições

A direção da Band se reuniu quinta-feira passada com representantes dos diversos partidos para discutir detalhes da cobertura das eleições do ano que vem.

E também definir regras sobre debates nos dois turnos.

Datas

Para os candidatos à presidência, o primeiro debate da Band está previsto para 4 ou 11 de agosto. Governadores, 18 ou 25 do mesmo mês.

Rodolfo Schneider, diretor executivo de jornalismo, revela que o objetivo é intensificar o trabalho em todas as praças, através das suas TVs próprias e afiliadas.

Marcas que ficam

Grazi Massafera está oficialmente desligada da Globo, mas na propaganda de uma marca de computadores, ela ainda cita o seu trabalho em Verdades Secretas.

E em seu desk, outras citações relacionadas ao grupo Globo aparecem com generoso destaque. Uma vida lá.

Olha essa

Na sexta passada, final da manhã, a TV Jovem Pan distribuiu um comunicado urgente aos seus repórteres, explicando como deveriam proceder nos links ou passagens externas.

“Não pode fazer nada em loja de departamentos que não seja a ‘Lojas Cem’”, patrocinadora do canal.  Isso porque, antes, um entrou da Magazine Luiza.

Documentários

Entrou em fase de edição o documentário Adriano, Imperador, sobre o ex-atacante do Flamengo, São Paulo e Inter da Itália, entre outros, que será disponibilizado pela Paramount+.

O trabalho é da cineasta Susanna Lira, a mesma do Casagrande para a Globoplay. Ambos ainda não têm data de lançamento.

Paisagem

No sentido inverso às tantas coisas que acontecem, tem um “viaduto”, que agora virou figura repetida nas novelas da Globo.

Depois de Amor de Mãe, a primeira, apareceu agora nas atuais Quanto Mais Vida, Melhor! e Um Lugar ao Sol. Vamos combinar que nada além da coincidência cenográfica.

Nova temporada

Depois de gravar o Expresso Futuro nos Estados Unidos,  na China e de forma remota pela internet durante a pandemia, Ronaldo Lemos estreia nesta segunda-feira, às 21h, no Canal Futura, a quinta temporada do programa com o tema Empreendedorismo e Inovação.

Com oito episódios sobre empreendedorismo e inovação, Ronaldo mostrará o desafio de participar da economia do conhecimento em todo o Brasil. Felipe Neto e Nathalia estão entre os entrevistados.

Bate – Rebate

·       A segunda temporada de Bom dia, Verônica, da Netfilx, já entrou na fase de pós-produção.

·       Na última sexta-feira, a Globo colocou a trilha sonora original da novela Nos Tempos do Imperador nas plataformas digitais…

·       … O álbum, produzido por Sacha Amback e Rafael Langoni, tem 20 faixas.

·       O especial Bake Off Brasil – Cereja do Bolo, no SBT, será levado ao ar em 25 de dezembro.

·       Após Amor sem Igual e Gênesi, Dani Moreno vai estrear dois espetáculos em janeiro e fevereiro…

  • Pessoas Brutas, de quinta a sábado, no Satyros, e Mequetrefe Sorrateiro, aos sábados de manhã, no Sesc Consolação.

·       O Festival do Rio será realizado de forma presencial entre os dias 9 e 19 de dezembro…

·       … E terá seis coproduções da Globo Filmes na mostra Première Brasil…

·       … Casos de Eduardo e Mônica, Medida Provisória, A Viagem de Pedro, Marinheiro das Montanhas, Capitu e o Capítulo e O Pai da Rita.

·       O argentino Pablo Mazover, de vários trabalhos na Band, assina a direção artística do The Cut, reality show do HBO Max comandado pela modelo  Alessandra Ambrósio.

·       Não é de hoje que o jornalismo da Globo vem abrindo mãos de valores importantes. E foram demissões mesmo.

·       … Resta saber qual será o reflexo dessas medidas lá na frente.

C´est fini

A fila das 18h da Globo está montada, com direito até a uma superprodução, porque é assim que vem sendo tratada a novela  Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira e substituta de Além da ilusão.

Ambientada numa cidade fictícia, entre Bahia, Minas Gerais e Goiás, terá suas cenas iniciais gravadas fora do Rio. Estreia prevista para agosto. A trama promete retratar o Brasil profundo, as nossas raízes, a alegria e a emoção.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code