Suíça: Beyeler expõe importante coleção

Arquivado em: Arquivo CDB, Boletim, Cultura
Publicado sexta-feira, 23 de dezembro de 2022 as 20:43, por: CdB

A Fondation Beyeler de arte moderna e contemporânea, na cidade de Basiléia, na Suíça, está comemorando seu 25º aniversário este ano com a exposição mais importante até hoje de obras de sua coleção. Investindo em quase todos Por os espaços expositivos do museu,  a exposição apresenta cerca de cem obras de mais de 30 artistas – de clássicos da arte moderna a recentes aquisições de arte contemporânea.

Por Fundação Beyeler com Correio do Bras
il

Principais obras de Vincent van Gogh, Claude Monet, Paul Cézanne, Henri Rousseau, Pablo Picasso, Henri Matisse, Alberto Giacometti, Mark Rothko, Andy Warhol, Francis Bacon e Louise Bourgeois, entre outros, estão colocados em contato com as posições contemporâneas de outros como Marlene Dumas, Anselm Kiefer, Roni Horn, Felix Gonzalez-Torres, Tacita Dean, Rachel Whiteread e Wolfgang Tillmans.

A exposição oferece, assim, uma oportunidade única até hoje para se descubrir a coleção da Fondation Beyeler em sua qualidade e profundidade.

Esta exposição aniversário é ainda enriquecida com a inclusão de várias esculturas hiper-realistas da artista norte americana Duane Hanson. Esta “exposição dentro da exposição” abre perspectivas surpreendentes sobre as obras, arquitetura, para os visitantes da Fondation Beyeler.

A Fondation Beyeler está comemorando seu 25º aniversário com a exposição mais importante até hoje de obras de sua coleção.

Uma impressionante coleção

Figura de destaque entre os galeristas de sua época, Ernst Beyeler constituiu com sua esposa Hildy uma das
das mais importantes coleções de arte moderna do mundo, abrigadas desde 1997 na Fundação Beyeler projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano. A coleção vai do impressionismo ao pós-impressionismo, passando pela arte moderna clássica, até a arte contemporânea.

A escala e o reputação da coleção desde então continuou a crescer com novas aquisições de obras de artistas
conduzindo. Entretanto, conta com cerca de 400 obras dos séculos XIX, XX e XXI, incluindo pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, filmes e instalações. A exposição de aniversário reúne um número significativo de grandes obras da coleção.

(Por Fundação Beyeler com Correio do Brasil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *