Depois de vários dias tentando soltar o cargueiro Ever Given, que desviou do rumo e se enterrou na margem do canal, a equipe de salvamento colocou suas esperanças na lua cheia desta semana, quando, a partir de domingo, o nível da água deveria subir 45 centímetros além do normal de uma maré cheia.
Por Redação, com agências internacionais - do Cairo e Londres
Para desencalhar o enorme navio porta-contêineres que bloqueava o Canal de Suez, os engenheiros precisaram do alinhamento das estrelas. Na verdade, do sol, da Terra e da lua.
Depois de vários dias tentando soltar o cargueiro Ever Given, que desviou do rumo e se enterrou na margem do canal, a equipe de salvamento colocou suas esperanças na lua cheia desta semana, quando, a partir de domingo, o nível da água deveria subir 45 centímetros além do normal de uma maré cheia.
Isso facilitaria puxar o navio de 390 metros da lateral do canal sem descarregar grande parte dos cerca de 18 mil contêineres que ele transporta.
Empuxo
Os engenheiros teriam de trabalhar depressa para aproveitar ao máximo essa janela estreita. O efeito duraria só alguns dias. Mas seria sua melhor chance de desbloquear o canal e bilhões de dólares em fluxos de comércio global.
As marés são mais altas sempre que a lua está nas fases cheia ou nova, o que ocorre quando o satélite fica alinhado diretamente com o sol e a Terra, estando a Terra ou a lua no meio dos três. Isso causa um maior empuxo gravitacional sobre a Terra. Em consequência, as marés altas são mais altas e as baixas, mais baixas. São chamadas marés de primavera e ocorrem duas vezes por mês.